A Pegada de Água ou Pegada Hídrica é um indicador do uso direto ou indireto da água. Você usa água diretamente para beber, tomar banho, lavar as mãos, mas também de forma indireta, ao consumir artigos e serviços que utilizam água no seu processo de produção.
Assim, a Pegada Hídrica de um indivíduo, comunidade ou empresa é definida como o volume total de água doce que utilizado para produzir os bens e serviços consumidos pelo indivíduo, comunidade ou empresa.
Em países muito pobres, como Etiópia, Bangladesh, Nigéria, o consumo de água é de 50 litros por pessoa/dia, enquanto que no outro extremo, em países ricos, como os Estados Unidos, esse consumo é de 570 litros
Veja, na tabela, quanto é usado de água para produção de alguns itens:
Essa água que não vemos quando gastamos, o volume de água que é gasto com um bem ou serviço é chamada de água virtual. Tal volume é medido a partir do volume de água consumido e/ou poluído, por unidade de tempo. Esse cálculo pode ser feito para um determinado produto, grupo de consumidores ou produtores e para um determinado local.
Veja na tabela que para produzir uma xícara de chá são usados 35 litros e para uma xícara de café 140. Imagine a economia de água se todos trocassem o café por chá...
Pensar em sustentabilidade dos recursos hídricos no mundo é pensar em diminuição do consumo e isso está diretamente ligado à redução da Pegada de Água.
A média global da Pegada de Água é de 1385 m3 ano/ pessoa. Mas o valor de cada país varia muito. Países muito populosos como China e Índia têm Pegadas de Água inferiores.
Veja gráfico abaixo
Clique na tabela para ampliar |
O que fazer para reduzir a Pegada de Água?
Além das mudanças dos hábitos e padrões de consumo doméstico, é necessário rever o nosso sistema de produção agrícola. Ainda desperdiça-se muita água nesse setor. Diante disso, torna-se necessário o aumento da eficiência da utilização da água, com melhor aproveitamento da água da chuva e alterações no sistema de irrigação, assim como, diminuir o uso de agrotóxicos e fertilizantes.
Outra medida é usar sabão e detergente que tenham pouco ou nenhum fosfato na sua composição. Isso porque o fosfato favorece a proliferação de algas nos rios, reduzindo o oxigênio para os peixes.
Recomendamos que visitem:
Fonte: IG Educa
Nenhum comentário:
Postar um comentário