3 de abr. de 2013

Reeditor Ambiental X 2013 - 1º encontro

Foto: Evando F. Lopes
No fundo, toda nossa vida individual e social é estruturada pela educação. A educação está no centro de nosso futuro. O futuro é estruturado pela educação que é dispensada no presente, aqui e agora (Nicolescu 1997, p.143).
   Na manhã do dia 02 de abril de 2013, iniciamos a 10ª edição do Curso Reeditor Ambiental, no Centro de Informação Ambiental de Águas Emendadas.
Contamos com a participação de professores das seguintes escolas da Coordenação regional de Planaltina: CEF Arapoanga,  EC Altamir, CEM 02, CEF 01 e educadores sociais da Secretaria de Desenvolvimento e Transferência de Renda - COSE Planaltina; da Coordenação Regional de Sobradinho estão no curso professores das escolas: EC Catingueiro, EC Ribeirão, EC 11, CED 04, CEM 01, CEF Professor Carlos Mota, CEF 08, CEF Fercal. Contamos ainda com uma (01) educadora do CEM 404 de Santa Maria, uma (01) graduanda do UniCeuB, o gestor da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Chakra Grisu e sete (07) servidores da Coordenação de Educação Ambiental - CODEA do Instituto Brasília Ambiental - IBRAM DF.
Foto: Evando F. Lopes


Na perspectiva de trabalhar a educação de forma integral iniciamos nossas atividades com uma roda de automassagem. Prática fundamentada na medicina tradicional chinesa que promove o conhecimento da pequena natureza que é o corpo, integra o grupo e  favorece o contato com o ambiente natural. Após a realização da sequência curta de automassagem, dançamos.
Foto: Evando F. Lopes
A dança circular, segundo Bernhard Wosien, "é uma oportunidade para que as pessoas eduquem umas às outras e a si mesmas". A roda simboliza igualdade, fraternidade, e o movimento só acontece com a colaboração de todos os participantes.
Foto: Evando F. Lopes
Muna Ahmad Yousef, apresentou a proposta do Curso Reeditor Ambiental X 2013 aos professores participantes.
Foto: Evando F. Lopes
Na ocasião, o professor Geremias Gontijo, a professora Synara Chalub e a analista ambiental do IBRAM Aline Barreto repassaram aos presentes informações do encontro internacional de professores e coordenadores, realizado em São Paulo SP, que  utilizam a metodologia Nossa Escola Pesquisa sua Opinião - NEPSO. Essa metodologia  é um dos principais pilares da formação em educação ambiental para professores na ESEC-AE/IBRAM.
Foto: Evando F. Lopes
Na abertura da 10ª edição do curso Reeditor Ambiental estiveram presentes a Coordenadora da Regional de Ensino de Sobradinho professora Celsa Judith; o prof. Harley Moura representando a Coordenação Regional de Ensino de Planaltina-DF; prof. Cristiano Calixto representando a EAPE; Adriana Morbeck representando o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação do DF; Sebastião Vicente coordenador da Estação Ecológica de Águas Emendadas; Maria Silvia Rossy,  Sub Secretária da Sub secretaria de  Políticas Ambientais da SEMARH; Maurício Galdino, Gerente de Políticas e Projetos Ambientais da SEMARH; Carlos Eduardo Valadares, subsecretário da Subsecretaria de Sustentabilidade Socio Ambiental da SEMARH; Lélia Barbosa Sá, Superintendente da Superintendência de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental - IBRAM;Tatiana Castro, Coordenadora de Educação Ambiental IBRAM; Luiz Gatto, Gerente de Educação Ambiental de Unidade de Conservação-IBRAM; Presidente substituta do IBRAM DF, Renata Fortes e Eduardo Brandão, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF.
Foto: Evando F. Lopes
Após a abertura iniciamos as atividades do curso.

Nenhum comentário: