Paepalanthus
Foto: Evando F. Lopes (clique na imagem para ampliar)
Dez coisas que você deve saber sobre...
Glossário florestal
1)- Ecossistema:
Conjunto integrado de fatores físicos, químicos e bióticos que caracterizam um determinado lugar, estendendo-se por um determinado espaço de dimensões variáveis. Também pode ser uma unidade ecológica constituída pela união do meio abiótico (componentes não-vivos) com seres vivos, no qual ocorre intercâmbio de matéria e energia. São as pequenas unidades funcionais da vida (um lago, uma floresta, uma caatinga são exemplos de ecossistemas).
2)- Queimadas:
A grande ameaça das queimadas para o meio ambiente está relacionada às consequências para o solo da região. Após a queimada, o solo não consegue reter adequadamente a água da chuva, que escoa superficialmente em enxurradas. Isso compromete a manutenção dos lençóis freáticos, resultando no secamento de córregos e riachos. Além disso, as enxurradas promovem a erosão do solo, acelerando a esterilização da terra. Os sedimentos carregados acumulam-se no leito dos rios (assoreamento), diminuindo-lhes a capacidade de escoamento e favorecendo inundações nas margens vizinhas.
3)- Biologia da conservação:
Enfoque da biologia dirigido ao estudo de espécies, comunidades e ecossistemas que estão se perturbando direta ou indiretamente. Sua finalidade é providenciar princípios, diretrizes e mecanismos para a conservação da diversidade biológica.
4)- Biodiversidade:
Representa o conjunto de espécies animais e vegetais que vivem no planeta, considerando a importância de todos. Um dos maiores problemas resultantes de impactos ambientais é a ameaça à biodiversidade (ou diversidade biológica), devido às atividades humanas. A extinção de espécies não é um fenômeno novo e acontece há muito tempo, muito antes de o homem habitar a Terra. Mas a velocidade com que os animais estão sendo extintos atualmente é um problema muito sério. Se uma espécie for extinta, este fenômeno pode provocar o colapso de todo o ecossistema.
5)- Impacto ambiental:
De acordo com a resolução nº 001/86, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, impacto ambiental é a alteração das propriedades físico-químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança, o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
6)- Reflorestamento:
A derrubada de árvores faz com que o solo fique desprotegido. Quando chove, a água corre velozmente, desmoronando barrancos ou abrindo valas e arrastando plantas menores. Para evitar que isso ocorra, a solução é o reflorestamento das áreas devastadas, com a utilização de espécies nativas. O replantio contínuo de árvores em áreas que foram desmatadas assegura uma fonte ininterrupta de madeira, sem que seja necessário destruir florestas nativas.
7)- Recursos naturais:
São quaisquer porções do ambiente natural que os seres humanos podem utilizar para promoção do seu bem-estar. Geralmente, os recursos naturais são classificados em dois grandes grupos: os não-renováveis (petróleo, carvão e minerais) e os renováveis (flora, fauna, solo, água e ar). Os recursos renováveis são capazes de se auto-regenerar. Por exemplo, se determinada espécie animal está ameaçada de extinção devido à caça excessiva, a sua população pode ser aumentada se a caça indiscriminada for evitada.8)- Desmatamento: Corte indiscriminado de árvores de uma região. Esse processo de destruição de um ecossistema devido a impactos ambientais é gerado por atividades ambientalmente não-sustentáveis. Cerca da metade dos 2 bilhões de hectares de florestas tropicais úmidas que já existiram em todo o mundo desapareceu para dar lugar às atividades agrícolas e outros projetos de desenvolvimento.
9)- Corte seletivo:
Método de corte de madeira no qual apenas certos tipos de árvores são removidos da floresta (cortar apenas uma espécie ou algumas de determinada idade, por exemplo). As técnicas adequadas para o manejo podem minimizar o impacto ambiental negativo do corte de madeira e manter as florestas para as gerações futuras.
10)- Manejo sustentado:
Manejar uma determinada área (o que inclui as espécies de flora e fauna) significa estudar e entender todas as suas variáveis ambientais, geográficas, biológicas e econômicas para que se encontre a melhor forma de utilização desta área. O manejo sustentado permite que as comunidades ou empresas executem projetos econômicos, extraiam recursos naturais e mantenham o equilíbrio ambiental da área onde estão trabalhando.
Fonte: Ig Educa
Nenhum comentário:
Postar um comentário