Dez coisas que você deve saber sobre...
Evolução
1)- Atualmente, a hipótese mais aceita pelo mundo científico, quanto à origem da vida é a origem por evolução química. A Terra possuía uma atmosfera composta principalmente por metano, amônia, hidrogênio e vapor d' água. Não havia oxigênio. A vida teria surgido da matéria inanimada, com associações entre as moléculas, originando substâncias cada vez mais complexas. Essa organização acabou originando os primeiros seres vivos.
2)- Para explicar a evolução dos seres vivos, a Teoria atualmente aceita é o neodarwinismo ou teoria sintética, desenvolvida a partir da década de 1930. O neodarwinismo demonstra que a evolução é resultado da ação de vários fatores como a seleção natural, a mutação e a migração.
3)- Mudanças ocorridas no ambiente, podem fazer com que apenas alguns indivíduos de uma espécie sobrevivam e se reproduzam, transmitindo a característica que os mantêm vivos para os seus descendentes. Este é o processo conhecido como seleção natural.
4)- Quando é o ser humano que seleciona determinada espécie de animais ou vegetais para reprodução com características desejáveis e despreza as demais, ocorre o que é conhecido como seleção artificial. Assim, surgem, por exemplo, as raças de cães, carneiros, cavalos, vacas, as variedades de milho, frutos, etc.
5)- As alterações do código genético constituem as mutações gênicas, fator que faz com sejam produzidas novas características para as espécies. Quando a mutação é vantajosa, tende a ser preservada pela seleção natural e é transmitida aos descendentes. As mutações gênicas podem ocorrer espontaneamente, em decorrência da própria dinâmica das moléculas que constituem o DNA ou podem ser induzidas por agentes externos, como radiações ionizantes ou certas substâncias.
6)- Os cientistas acreditam que, na história evolutiva da vida, as espécies surgem normalmente por diversificação de uma espécie ancestral. Há dois tipos de processo para formação de novas espécies: a separação geográfica entre populações de uma espécie ancestral ou mutações gênicas.
7)- Até o século XVIII, a espécie humana era considerada inteiramente diferente de todos os outros seres vivos. Darwin foi o primeiro a propor a relação de parentesco evolutivo do ser humano com os grandes macacos e aí a espécie humana foi incluída no reino Animal.
8)- Os cientistas consideram basicamente três tipos de evidências para desvendar o parentesco e a história evolutiva dos organismos: semelhanças anatômicas e fisiológicas, fósseis e semelhanças moleculares.
9)- Segundo os evolucionistas atuais, os grandes macacos, chamados antropóides, e a espécie humana tiveram um ancestral em comum há relativamente pouco tempo, possivelmente entre 8 milhões e 5 milhões de anos atrás.
10)- A espécie humana é atualmente classificada, juntamente com os prossímios, társios e macacos, na ordem Primata da classe dos mamíferos. Acredita-se que os primatas tenham surgido por volta de 70 milhões anos atrás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário