Dez coisas que você deve saber sobre...
Educação Ambiental
1)- A carta da Terra é um documento criado pela Comissão Mundial das Nações Unidas que estabelece os princípios fundamentais para o que se determinou chamar desenvolvimento sustentável, ou seja, desenvolver com consciência na preservação de todos os fatores ambientais. É uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade mundial justa, sustentável e pacífica. O consumo excessivo de energia por todos os países tende a levar ao esgotamento dos recursos naturais que a humanidade necessita. Por essa razão, são necessários, meios e ações com a finalidade de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
2)- A vegetação que fica ao longo dos rios constitui a mata ciliar. Essa vegetação deve ser preservada pois as raízes das árvores ajudam a fixar o solo junto às margens, dificultando o desmoronamento dessas margens para dentro do rio, o que irá assoreá-lo. O Assoreamento reduz o volume de água, tornando a água turva o que impede a entrada de luz dificultando a fotossíntese e impedindo renovação do oxigênio para algas e peixes, conduzindo rios e lagos ao desaparecimento.
3)- Efeito estufa é o termo que se aplica ao papel que desempenham certos gases como o dióxido de carbono, o metano, o óxido nitroso, os clorofluorcarbonos e o ozônio, presentes na atmosfera, no aquecimento da superfície terrestre. Esses gases formam uma camada que impede a dispersão no espaço das radiações solares refletidas pela Terra, num efeito semelhante ao que produz o vidro das estufas destinadas ao cultivo de plantas exóticas. O conteúdo na atmosfera de dióxido de carbono e outros gases que contribuem para o efeito estufa está aumentando, principalmente devido a queima de combustíveis fósseis (combustíveis originados do petróleo).
4)- A camada de ozônio é a camada da atmosfera (a estrafosfera) que contém o gás ozônio. Esse gás absorve parte dos raios ultravioleta que chegam à Terra, funcionando como um verdadeiro filtro. Sem o filtro da camada de ozônio, a vida na Terra correria sérios riscos, já que os raios ultravioleta em grande intensidade são extremamente prejudiciais, alterando a constituição das células (dos seres vivos) e podendo provocar, por exemplo, câncer. O buraco na camada de ozônio é o nome que deram ao local onde há uma redução desse gás ozônio. Essa redução é causada pela ação de produtos que contém um outro gás o cloroflouretocarbono, conhecido como CFC utilizados em aerossóis (spays), geladeira e ar condicionado. A região do nosso planeta mais atingida tem sido a Antártica.
5)- Carne orgânica é a produzida de maneira mais natural possível, sem utilização de resíduos químicos e com preocupação socioambiental pois nos locais de criação, há a proibição da utilização do fogo no manejo das pastagens, proíbe os agrotóxicos evitando a contaminação do solo e dos recursos hídricos. Este sistema de produção, que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças.
6)- Materiais plásticos são prejudiciais ao ambiente. Quando depositados em aterros, os plásticos dificultam sua compactação e prejudicam a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, pois criam camadas impermeáveis que afetam as trocas de líquidos e gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica que é realizada por bactéria. A separação de plásticos do restante do lixo deve ser realizada pois traz uma série de benefícios à sociedade, como, por exemplo, o aumento da vida útil dos aterros e economia de energia.
7)- Pilhas e baterias devem ter destino adequado quando não são mais úteis pois quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, eliminam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, prejudicando a vegetação e os animais das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar. A queima desses materiais em incineradores permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera. Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas são: cádmio, chumbo e mercúrio. Todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões.
8)- O óleo que é utilizado para fazer frituras não deve ser jogado no ralo nem no lixo comum. Esse material quando jogado em uma região com rede de coleta de esgotos, prejudica todo o transporte deste esgoto pois pode aderir às paredes das tubulações reduzindo o diâmetro dos tubos, aumentando a pressão e os vazamentos e provocando o completo entupimento da rede coletora. Caso este resíduo seja despejado nos rios, provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos que contribuem para enchentes. O despejo do óleo em lixões, onde muitas vezes é enterrado com os demais resíduos pode contaminar o lençol freático. Neste caso os danos ao meio ambiente são enormes.
9)- Papéis, plásticos, vidros e metais que são destinados ao lixo, devem ser separados no sistema de coleta seletiva para serem vendidos à indústrias recicladoras ou sucateiros para assim serem reaproveitados, evitando o desgaste dos recursos naturais e economizando energia.
10)- A prática ilegal de exploração, exportação, manipulação e comercialização dos recursos biológicos de um país para outro é chamada biopirataria. O Brasil é o país com maior biodiversidade mundial, por essa razão, sofre muito a ação dos biopiratas e também de indústrias estrangeiras. Uma tentativa de resolver problemas dessa exploração foi a criação, em 1992, da Convenção da Diversidade Biológica, que busca regulamentar os recursos biológicos e a sua comercialização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário