9 de ago. de 2013

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) o maior canídeo sul-americano

Foto: Evando F. Lopes
Clique na imagem para amplia
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Característico de ambientes abertos, a espécie vem sofrendo com a transformação dos campos em áreas agrícolas e hoje, apesar de ainda ser amplamente distribuído, tem que lidar com as dificuldades de viver em ambientes fragmentados. A maioria das Unidades de Conservação do Cerrado é pequena e possivelmente não tem área suficiente para manter uma população saudável da espécie. Desta forma, é necessário conhecer a ecologia e comportamento de lobos-guarás nestas pequenas reservas, para melhor conservar a espécie.
(Flavio Henrique Guimarães Rodrigues)
Foto: Evando F. Lopes
Clique na imagem para ampliar
Embora existam diversas informações sobre a espécie, ainda há falta de conhecimento sobre ecologia, dinâmica populacional, entre outros, tanto em áreas protegidas como em áreas degradadas. A maioria das informações está espalhada nas diversas pesquisas realizadas em toda a sua área de distribuição. Atualmente, o crescimento desordenado de centros urbanos e a conseqüente perda de habitat têm resultado em processos adaptativos de organismos visando à sobrevivência. Esse processo pode resultar em alterações na dinâmica natural de espécies como os padrões de dispersão e os ciclos de atividades, podendo ser prejudiciais para a população ou toda a comunidade. O lobo-guará tem sido registrado em algumas localidades antropizadas, mas apresenta alterações ecológicas e comportamentais (podendo apresentar diferenças em outros parâmetros não medidos até o momento) quando em contato direto com a população humana. Há a sugestão de que o maior impacto à conservação é a drástica redução de ambientes ideais para a manutenção de populações. Essa ameaça é ainda mais potencializada quando se observa que grande parte da área de ocorrência da espécie já está convertida em campos agricultáveis e destinados à pecuária. (Centro Nacional de Pesquisas para a Conservação de Predadores Naturais)

Evando F. Lopes, foi entrevistado pelo repórter Geraldo Becker, da TV Globo Brasília. Entrevista veiculada nesta emissora, no telejornal Bom Dia DF, do dia 26/07/13, onde fala da emoção de ter fotografado a fêmea da espécie Chrysocyon brachyurus em Águas Emendadas.
O uivo do lobo-guará é bastante alto e pode ser ouvido por mais ou menos 2000 metros de distância, dependendo da direção do vento, local e hora.
Foto: Evando F. Lopes
Clique na imagem para ampliar
Foto: Evando F. Lopes
Clique na imagem para ampliar

Clique no play para ouvir o uivo desse magnifico animal.


3 comentários:

romulo disse...

Excelentes as fotos e o relato sobre essa espécie tão bacana do cerrado. Muito bom Evando.

Anônimo disse...

Agradeço Rômulo, Não há dúvida que fotografar essa fêmea na ESEC-AE foi um grande presente dos céus! Att. Evando

saulo pescador disse...

Puxa um lobo guará que belissimas fotos parabéns