30 de dez. de 2011

Conheça as aves de Águas Emendadas - Ave da semana - Guaracava-de-topete-uniforme (Elaenia cristata)

Para compartilhar essa postagem no seu Facebook , clique no botão "Share"
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)

Estado de Conservação
O gênero Elaenia é um dos mais diversos entre os tiranídeos, com 18 espécies (Stotz et al. 1996). Embora existam descrições de ninhos, ovos, período de incubação, tempo de permanência dos filhotes no ninho e cuidado parental para algumas dessas espécies, no Brasil tais informações são escassas para Elaenia cristata Pelzeln, 1868. Essa espécie ocorre em quase todo o Brasil e é popularmente denominada guaracava-de-topete-uniforme.
Também é encontrada em outros países da América do Sul: Bolívia, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela E. cristata é a única espécie do gênero típica dos cerrados, ocorrendo menos frequentemente fora dessas formações. É uma espécie comumente encontrada em capoeiras, bordas de mata, áreas abertas, e é muito comum nos campos rupestres da Serra do Cipó, sendo residente ao longo do ano, onde habita áreas variando entre 800 e 1.350 m de altitude.
Observações sobre a dieta de E. cristata são esparsas, sem nenhuma referência à alimentação dos ninhegos pelos adultos. De acordo com Fitzpatrick (1980) a espécie é principalmente insetívora. No entanto Schubart et al. (1965) relatou uma alimentação exclusiva de frutos e Marini e Cavalcanti (1998) encontraram em média 96,5% de frutos em conteúdos estomacais de E. cristata. Em área de campo rupestre E. cristata é primariamente frugívora, apresentando uma dieta composta por 77% de frutos e apenas 23% de artrópodes, indicando essa espécie como frugívora-insetívora e ser tratada como uma importante dispersora de sementes nestes ecossistemas.
A espécie apresenta importância biológica e uma carência de informações básicas sobre sua biologia reprodutiva, que é a fonte primária de informações para se propor qualquer programa de manejo e conservação de uma espécie. Desta forma objetivo deste trabalho é apresentar dados adicionais sobre a biologia reprodutiva de E. cristata, como o período reprodutivo, descrição dos ninhos e ovos, período de incubação, tempo de permanência dos filhotes no ninho e cuidado parental. 


Visualizar Local onde a espécie (Elaenia cristata), foi fotografada em um mapa maior

(Clique no play para ouvir a vocalização da sp. Elaenia cristata)

   Guaracava-de-topete-uniforme (Elaenia cristata) by ESEC-AE 

A guaracava-de-topete-uniforme é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Possui os nomes comuns de cocuruta, curucutado-topetudo, guaracava-de-topete, maria-é-dia e papa-enxeico (PE).
 Essa espécie não chama a atenção das pessoas, por ter cor discreta e canto pouco melodioso. Embora existam várias outras espécies muito parecidas com ela, pode ser reconhecida pelo topete aparentemente “despenteado”, sempre erguido, e pelo canto alegre e barulhento, que embora bastante característico, é difícil descrever com palavras. É vista sozinha ou em casais, sempre agitada, entre a copa das árvores, em especial as que têm frutos.
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Características
Possui uma cauda pequena, o que aumenta a impressão de corpulência. As penas do alto da cabeça são mais longas e pontiagudas, mantidas um pouco eretas, o que dá a impressão de estar “despenteada”. A plumagem é do mesmo tom da Elaenia chiriquensis, tendo a barriga levemente amarelada após a muda (janeiro a março) e acinzentada o resto do ano. Na frente do olho, uma pequena área clara, e nas asas duas faixas também mais claras.
Alimentação
Alimenta-se mesclando insetos e frutos. 
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Reprodução
As estações reprodutivas vão do início de setembro a meados de dezembro, com pico em outubro. Constrói ninhos abertos em forma de taça, com ovos branco gelo. O tamanho principal das ninhadas foi de dois ovos. O tempo médio de incubação foi 15 dias e de permanência dos filhotes no ninho de 16 dias.
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Hábitos
Vive nos cerrados, também de difícil observação pelo comportamento reservado e movimentos por dentro dos arbustos. Camufla-se com facilidade.
Distribuição Geográfica
A ocorrência de E. cristata vai desde o norte da América do Sul até Mato Grosso e São Paulo. Parecem ser parcialmente migratórias ou pelo menos nômades, porém há relatos de populações residentes durante todo o ano em áreas de cerrado.


Um comentário:

Tancredo Maia Filho disse...

Prezado Evando, parabéns pelo importante trabalho de divulgação das riquezas da avefauna da ESEC-AE que você e a valorosa equipe do Centro de Informaçao Ambiental fazem. Feliz 2012, com mais 52 (ou serão 53?) Aves da semana". Tancredo