23 de dez. de 2011

Conheça as aves de Águas Emendadas - Ave da semana - Freirinha (Arundinicola leucocephala)

Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
A freirinha (Arundinicola leucocephala) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. É a única espécie do gênero Arundinicola. Conhecida também como lavadeira-de-cabeça-branca, lavadeira-de-nossa-senhora, maria-velhinha, viuvinha, viuvinha-do-brejo, cabeça-de-louça e cabeça-de-vô.

  Freirinha (Arundinicola leucocephala) by ESEC-AE

Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Características
O macho é quase todo preto, com apenas a cabeça e a garganta brancas. A fêmea tem as partes superiores marrom-acinzentadas, as inferiores esbranquiçadas e apenas a testa branca. Os imaturos são acinzentados. A cauda, pequena, contrapõem-se à cabeça relativamente grande (ressaltada por manter as penas um pouco eriçadas). Apresenta um peso de 14g e um comprimento 14 centímetros.
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Alimentação
Alimenta-se de insetos que captura em pleno vôo.
Reprodução

Vive normalmente aos casais. O ninho, em forma de bola, se assemelha ao da Lavadeira-Mascarada (F. nengeta). O interior do ninho é forrado de penas de outros pássaros e sempre é colocado em algum suporte sobre a água. A postura consta de 2 a 4 ovos de cor branco-amarelada com pequenas pintas vermelhas. Os filhotes nascem cobertos por uma longa plumagem amarelo-claro, imitando uma lagarta tóxica.


Visualizar Local onde a espécie (Arundinicola leucocephala), foi fotografada em um mapa maior
Hábitos
Comum em brejos, banhados, margens de rios e lagos. Permanece a maior parte do tempo pousada no alto da vegetação aquática ou em troncos e ramos baixos sobre a água. Executa vôos curtos e rápidos para apanhar insetos. Essa espécie vive exclusivamente perto da água, diferindo da F. nengeta que também pode ocorrer e nidificar longe da água.
Distribuição Geográfica
É uma espécie migratória. Ocorre em quase todo o Brasil, menos na região sudoeste da Amazônia. É encontrada também nos outros países da América do Sul, com exceção do Chile. Pela ampla área de distribuição e quantidade de indivíduos registrados, essa espécie é considerada como Pouco Preocupante (LC) de extinção na natureza.


Um comentário:

arlindo disse...

passarinho lindo que combina com tudo...