13 de set. de 2011

Incêndio em Águas Emendadas

Foto: Evando F. Lopes
Clique na imagem para ampliar
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, sua extensão cobre uma área de aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados, abrangendo oito estados do Brasil Central e o DF. São eles: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.

O maior problema desse bioma é, sem dúvida, o fogo. 19 anos (ininterruptos) trabalhando na Estação Ecológica de Águas Emendadas, eu, Evando F. Lopes, posso dar um testemunho pessoal. Das centenas de incêndios ocorridos aqui, apenas três foram provocados por fenômenos naturais. Esses três casos especificamente foram provocados por relâmpagos. Um deles vi; os outros dois soube de fontes fidedignas. Os demais, dentre essas centenas que infelizmente tive o desprazer de presenciar, foram, com toda certeza, incêndios criminosos. Há cerca de 6 ou 7 anos, um andarilho, com problemas mentais, vagava pela ESEC-AE ateando fogo em vários pontos e quase ao mesmo tempo. Quando os Bombeiros e Brigadista chegavam ao local do ocorrido havia um grande trabalho para combater os vários focos de fogo espalhados por uma grande extensão. Enfim até os policiais e servidores da UC conseguirem encontrar o tal andarilho e levá-lo para um centro de tratamento adequado, muitos hectares foram queimados. Tal afirmativa se deve ao fato de que, pessoalmente percorri o trecho queimado com um gps conferindo a área liquidada em curto espaço e vislumbrei diversos animais carbonizados pelas chamas.
Também já observei o fogo vindo de chácaras dos entornos de Águas Emendadas. Avoluma-se tão rápido que, em questão poucos minutos, atinge a área preservada e se perde totalmente o controle.
Entretanto, ouso dizer que a maioria absoluta dos incêndios que presenciei nesses 19 anos em que sou servidor na UC, são criminosos e maldosos, prezado leitor. Acredite. Há inúmeros inimigos de Águas Emendadas. Não me pergunte o porquê. Concluo que nem psicólogos convocados para analisar o fato conseguiriam nos dar uma explicação convincente.
Neste período seco de 2011, até hoje, 13/09/2011, apenas dois incêndios ambos pequenos (por causa da eficiência do PREVFOGO (IBAMA), dos bombeiros do DF e brigadistas da própria ESEC-AE) foram detectados e debelados na UC.
Não posso afirmar que se trata de uma mera coincidência ou de algo programado, mas o que posso sinalizar é que os dois últimos iniciaram quase no mesmo ponto, nas proximidades de uma chácara dentro da ESEC-AE, que por sinal está rolando na justiça o processo de desapropriação.
No final quem leva a pior é a riquíssima biodiversidade contida nesses locais onde foi queimado. Essa Biodiversidade é minha é sua e também dessa pessoa que acendeu o fogo para dar início à
queimada.
Já ia me esquecendo de mencionar, nós também somos uma parte das muitas parte que formam essa tal "Biodiversidade"!

Nenhum comentário: