O grupo é formado por: Bertrando Campos, Evando Lopes, Hugo Viana, João Martins, Margi Moss, Roberto Aguiar, Rodrigo D’Alessandro e Tancredo Maia. Clique nos nomes e veja perfil e fotos dos fotógrafos do grupo no site Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil.
Até o momento foram fotografadas mais de 150 espécies, entre elas: Freirinha (Arundinicola leucocephala) foto: Evando F. Lopes; João-de-pau (Phacellodomus rufifrons) foto João Martins; Tico-tico-rei-cinza (Lanio pileatus) foto: Tancredo Maia; Inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris) foto: Roberto Aguiar; Arapaçu-de-cerrado (Lepidocolaptes angustirostris) foto: Margi Moss; Sanhaçu-de-fogo (Piranga flava) foto: Bertrando Campos;
Pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos) foto: Rodrigo D'Alessandro; Arara-canindé (Ara ararauna) foto: Hugo Viana.
Clique na foto para ampliar
O Brasil, com 1.832 espécies de aves registradas pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos CBRO, é um dos países com maior número registrado. O Distrito Federal, apesar de sua pequena extensão representando apenas 0,07% do território nacional, tem 454 espécies catalogadas, ou seja, 25% de todas as espécies de aves brasileiras. Habitat de cerca de 60% das espécies endêmicas ao bioma cerrado, a Lagoa Bonita maior lagoa natural do Distrito Federal localiza-se na ESEC-AE, é frequentada por aves aquáticas de difícil registro em outras localidades da região.
A Educação Ambiental de Águas Emendadas realiza trilhas educativas com alunos da rede pública e particular de ensino do DF e Entorno, Na margem direita dessa lagoa, Atividade que faz parte do programa de Educação Ambiental da UC (Unidade de Conservação). Em muitos trechos da trilha, de aproximadamente mil metros, os visitantes param para observar e ouvir o canto das aves de ambientes aquático, mata ciliar e cerrado aberto. Muitas vezes podemos Flagrar o saltitante Ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda) capturando seu alimento (insetos voadores) em pleno vôo, o que é uma novidade principalmente para as crianças.
Clique na foto para ampliar (foto: Evando Lopes)
Na foto acima o ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda) levanta a libélula no bico, em um gesto típico do predador quando domina sua presa, impiedosamente esmaga-a, em segundos engole-a.
Em se tratando de avifauna a ESEC-AE é a Unidade de Conservação que mais se destaca no DF. A grande diversidade de espécies presentes na UC deve-se à variedade de ambientes favoráveis ao desenvolvimento de diferentes espécies. Por estar localizada numa região onde o desenvolvimento urbano cresce a largos passos, a ESEC-AE torna-se um berçário para um grande número de espécies da avifauna da região. Além disso, por ser uma área bem preservada, é refúgio das aves migratórias das Américas do Norte e do Sul em suas rotas de ida e vinda.
Se mantivermos bem preservados esses ambientes jamais seremos privados de suas agradáveis companhias.
Sublata causa, tollitur effectus: Suprimida a causa, cessa o efeito.
5 comentários:
Excelente iniciativa. Tenho certeza que as fotos servirão para as gerações futuras.
Parabéns!
Este projeto trará benefícios para toda a humanidade! Belas fotos, ótimos fotógrafos e excelentes registros!
Parabéns aos 8 fotografos, adimiro o trabalho de voces e venho deixar meus lamentos sobre o falso comentário no site do correio Brasiliense que fizeram em meu nome, lamentável um veiculo de grande proporção possuir tamnaha falha de segurnaça em suas publicações.
Victor Castro.
Que maravlha...
Espero mesmo que a partir desta iniciativa muitas espécies sejam preservardas!!
Parabéns...
Parabéns, pessoal! Tenho certeza que o trabalho será de grande valia para todos.
Postar um comentário