O termo hotspot é usado para demarcar regiões com elevado índice de espécies únicas de animais e plantas, mas que estão sob risco de desaparecer. E a lista mostra que esse problema já afeta todas as regiões do planeta, desde a Califórnia, nos Estados Unidos, até a ilha de Madagascar. Cada área mencionada abriga pelo menos 1.500 espécies de plantas endêmicas, ou seja, que só conseguem se reproduzir ali. As florestas têm grande importância para a manutenção da vida na Terra. Elas abrigam 80% da biodiversidade terrestre e garantem a sobrevivência de 1,6 bilhão de pessoas por meio de produção de ar puro, solos saudáveis, remédios, água doce e polinização de safras. Outra de suas funções é a estabilização do meio ambiente. Os dez hotspots listados mencionados armazenam mais de 25 gigatons de carbono, o que ajuda a reduzir os efeitos das mudanças climáticas no planeta.
6 de abr. de 2011
Conservação Internacional divulga as dez florestas mais ameaçadas do mundo - Na lista aparecem regiões ameaçadas desde os Estados Unidos até a China.
Com o objetivo de alertar as pessoas sobre os perigos do desmatamento desenfreado e marcar o início do Ano Internacional das Florestas, a Conservação Internacional (CI) lançou a lista dos dez hotspots.
florestais mais ameaçados do mundo. Essas áreas, entre elas a Mata Atlântica, já perderam mais de 90% de sua vegetação.
A floresta de Nova Caledônia é ameaçada por mineração de Níquel e espécies invasoras
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário