13 de mai. de 2012

Conheça as aves de Águas Emendadas - Ave da semana - Pica-pau-branco (Melanerpes candidus)

Clique no botão "Share" e compartilhe este link!
Foto: Evando F. Lopes
O pica-pau-branco é uma ave piciforme da família picidae. Também é conhecido como birro ou cri-cri, sendo estes nomes referentes ao seu canto.
Foto: Evando F. Lopes
 Características

Mede 28,5 centímetros. Cabeça, pescoço, partes inferiores e dorso inferior brancos; barriga amarela; macho com a nuca amarela; costas, asas e cauda negras; linha negra que desce dos olhos até as costas; região perioftálmica nua e amarelo-alaranjada.
Foto: Evando F. Lopes
Alimentação
Alimentam-se de insetos e suas larvas, sementes, frutos e mel. Caçam insetos, especialmente sob a casca. Atacam ninhos de marimbondos e vespas. Nessas ocasiões, é notável como esses insetos voam próximos ao pica-pau, sem atacá-los com seus ferrões. Procuram, avidamente, as larvas nas casas de marimbondo, destruindo-as por completo. Abre ninhos de abelhas indígenas como a irapuá (Trigona spinipes), para deles retirar larvas e adultos, prestando importante serviço aos citricultores pois a irapuá causa prejuízo à produção de cítricos, uma vez que corta com suas mandíbulas os botões florais, impedindo a formação de frutos. Ataca também cupinzeiros arborícolas e vem ao solo para capturar formigas. Além de insetos, alimentam-se de frutos, inclusive plantas cultivadas em pomares, como mamão, laranja, bananas etc.
                       
Foto: Evando F. Lopes
Reprodução
Para nidificar escava seu ninho em troncos de árvores secas e palmeiras e, ás vezes, utiliza uma cavidade natural em rochas, onde põe 3 a 4 ovos brancos e brilhantes. Os filhotes deixam o ninho com aproximadamente 35 a 36 dias. Durante a época do acasalamento realiza vôos de exibição.
Hábitos
Vive em áreas campestres, pastos, eucaliptais, capoeiras ralas, buritizais, plantações e áreas rurais. Vive também em cidades, parques, jardins, pomares, bordas de brejos arborizados e no Pantanal de Mato Grosso. Encontrado em grupos de 6 a 10 indivíduos, podendo chegar a 20, às vezes associado a outros tipos de aves campestres gregárias como o Pica-pau-do-campo, o anu-branco, o Anu-preto e o Sabiá-do-campo. O grupo todo dorme junto, no oco de uma árvore, às vezes com várias entradas.

  Pica-pau-branco (Melanerpes candidus) by ESEC-AE
Voz: Bem distinta, um agudo “kirr-kirr-kirr” ( em vôo ); “girrä” ( pousado ). Gritam constantemente, comunicando-se entre si com um chamado alto e forte, enquanto viajam em longos vôos a grande altura. Tal grito costuma ser a primeira forma de detecção desse pica-pau.
Distribuição Geográfica
Presente em campos da foz do rio Amazonas e na região de Óbidos, estendendo-se para as regiões campestres de todo o Brasil. Encontrado também no Suriname, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Fonte: WikiAves A Enciclopédia das aves do Brasil e Aves do Brasil

Nenhum comentário: