28 de mar. de 2010

II Volta Ciclística das Águas na Rota das Nascentes - 2010

"Só engrandeceremos nosso direito à vida, cumprindo o nosso dever de cidadão do mundo"

( Mahatma Gandhi )

No exercício de cumprir a missão de favorecer uma convivência harmoniosa entre a comunidade de Planaltina-DF e a Estação Ecológica de Águas Emendadas-ESECAE, a Educação Ambiental aceitou o desafio de mediar o diálogo entre os gestores públicos do IBRAM-DF e a grande comunidade de ciclistas representada pela ONG local Canela de Ema. Destacamos que o trecho do percurso realizado dentro da ESEACAE aconteceu nas trilhas destinadas às atividades de educação ambiental, embora esse tipo de evento esportivo não conste no plano de manejo da Unidade de Conservação. O evento II Volta Ciclística das Águas na Rota das Nascentes aconteceu no dia 28/03/2010, fechando as comemorações da Semana Mundial da Água. A largada ocorreu na praça da histórica igrejinha de São Sebastião percorrendo trechos urbanos de Planaltina-DF, acessando a BR-020 em direção à área da maior lagoa natural do Distrito Federal-Lagoa Bonita, nascente do córrego Mestre D'Armas, situada no interior da ESECAE. Aproximadamente 120 ciclistas entre crianças, jovens e adultos percorreram os 25 quilômetros com o acompanhamento de policiais Militar Ambiental, do 14º Batalhão de Planaltina-DF e do Corpo de Bombeiros Militar dessa cidade. A volta contou ainda com a participação do Presidente do Instituto Brasília Ambiental-IBRAM, Gustavo Souto Maior, que fez todo o percurso junto com o grupo fazendo algumas paradas para informar aos ciclistas a repeito da importância e especificidades da Estação Ecológica no cenário ambiental da capital da República. Na margem direita da Lagoa, reinou o silêncio do grupo, só se ouvia o farfalhar dos pneus das bicicletas em atrito com o chão, o que permitiu a observação de pássaros, animais e uma carismática capivara que pastava tranquilamente próxima ao espelho d’água. Tudo ocorreu bem, com segurança. Ao final, recebemos muitos agradecimentos: alguns jovens ciclistas falaram do prazer em realizar novamente a trilha a qual já haviam feito quando criança nos projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas em parceria com a ESECAE

"Sorte é o que acontece quando capacidade encontra-se com oportunidade ."
( Sêneca )
- Disponibilizamos na plataforma do Panoramio 125 fotos do evento que podem ser visualizadas e baixadas para o seu computador. Para acessar a página clique aqui.
- Todas as fotos foram redimensionadas para o tamanho ideal para internet 1024x683.
- Para visualizar e fazer download das fotos, proceda assim: clique na miniatura, a foto aumenta o tamanho, clique novamente, ela se abrirá no tamanho 1024x683, clique com o lado direito do mouse e escolha a opção "Salvar imagem como..."
- As imagens postadas pertecem ao fotógrafo da Educação Ambiental de Águas Emendadas, caso você precise em formatação original, para impressão ou públicação, entre em contato conosco, clique aqui.
Fotos: Evando F. Lopes

7 comentários:

Unknown disse...

Eu fui e adorei quando tiver mais vezes serei o primeiro

Anônimo disse...

Ficamos felizes e gratos em saber que adorou o passeio no interior da Estação Ecológica, Raysson. Significa que nosso papel está sendo cumprido!
Att.
Equipe da Educação Ambiental.

Unknown disse...

isso e 100% bom esperamos mais isso para nossa cidade
eduardo x s

Unknown disse...

O passeio foi sensacional, maravilhoso, parabéns aos organizadores, pois a logística foi 10. Um lugar onde fauna e flora são deslumbrantes, as lagoas naturais, animais bem próximos, enfim, só temos a agradecer e aguardar o próximo. Excelente também foi o espírito de equipe, a atenção e o cuidado com os novatos.
Grande abraço,
Paulo e Karen.

Unknown disse...

que dia que vai colocar o restantes da fotos

Anônimo disse...

Prezado Raysson!
Estamos trabalhando nisso, como mencionamos no post acima, postaremos hoje 29/03/2010.
Att.
Educação Ambiental da ESCAE.

Unknown disse...

Parabéns aos organizadores, Planaltina esta realmente precisando dessa iniciativa, com a concientização do povo local ate pq os nossos jovens seram o nosso futuro e o nosso futuro depende de nos... Mais uma vez parabens eu e meu filho adoramos o passeio.