Clique no botão "Share" e compartilhe este link!
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
Nome Científico: Campephilus melanoleucos
Nome em Inglês: Crimson-crested Woodpecker
Local onde o fotógrafo Rodrigo D'Alessandro, Fotografou essa espécie em Águas Emendadas.
Visualizar Pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos) Foto: Rodrigo D'Alessandro em um mapa maior
Apresenta 3 subespécies:
Campephilus melanoleucos melanoleucos ( Gmelin, 1788 ).
Campephilus melanoleucos cearae ( Cory, 1915).
Campephilus melanoleucos malherbii ( Gray, G.R., 1845 ).
Campephilus melanoleucos cearae ( Cory, 1915).
Campephilus melanoleucos malherbii ( Gray, G.R., 1845 ).
Características
Mede entre 33 a 38 cm.; em torno de 250 g. Cabeça e topete vermelhos, base do bico com uma mancha branca e nódoa alvinegra subauricular. Fêmea com o alto e a parte de trás da cabeça pretos e uma larga faixa branca entre os olhos e a base do bico. Faixa branca em cada lado do pescoço indo até as escapulares. Partes superiores pretas com um “V” branco nas costas. Garganta, pescoço anterior e peito negros uniforme. Barriga branco-pardacentas barradas de preto. Ocorrem indivíduos com mancha esbranquiçada nas primárias. Macho jovem com penas encarnadas no alto da cabeça. Bastante parecido com pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus), por vezes coexistindo lado a lado em um mesmo território.
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Alimentação
Vive aos pares ou em grupos de até 5 indivíduos, arrancando a casca de grandes árvores mortas em busca de larvas de insetos (coró). Também come frutos.
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
ReproduçãoFaz seu ninho escavando troncos de árvores mortas ou palmeiras, chocando 2 a 3 ovos branco e brilhantes. Defendem seus ocos do assédio constante de araçaris.
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Hábitos
Vive em bordas de matas mesófilas, matas de araucária, capoeiras, caatingas, matas secas, restingas, plantações, eucaliptais, palmais, matas de galeria, matas de terra firme e de várzea, cidades e zonas rurais. Encontrado aos pares ou em grupos familiares de até 5 indivíduos.
Voz: Como voz uma sequência pouco forte,: “kje-kje-kje…”; baixo “dük-rororo”. Tamborilar fortíssimo e bissilábico, “dó-dododo”, “tr-trtrtr”.
Clique no play para ouvir a vocalização!
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Gosta de tamborilar árvores secas a procura de larvas, produzindo um som retumbante que pode ser ouvido a quilômetros de distância.Clique no play para ouvir a espécie Campephilus melanoleucos tamborilando!
Pica-paude-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos) Tamborilando by ESEC-AE
Distribuição Geográfica
Ocorre do Panamá à Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil. No Brasil encontrado na Amazônia, Região Nordeste, Centro-oeste e para o sul até o Paraná.
Ssp. melanoleucos: Leste dos Andes através da Colômbia até Trinadad e Nordeste do Brasil, sul da Bolívia, Paraguai, norte e nordeste da Argentina e Mato Grosso ( Brasil ).
Ssp. cearae: Leste e sul do Brasil.
Ssp. malherbii: Do Panamá até a Colômbia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário