30 de ago. de 2011

Dez coisas que você deve saber sobre... Mudanças Climáticas

Dez coisas que você deve saber sobre...

Mudanças Climáticas

1)- O que é clima? Na ciência da atmosfera, faz-se uma distinção entre tempo e clima. Assim, tempo é o estado médio da atmosfera numa dada porção de tempo e em determinado lugar. Você já escutou a famosa frase “o tempo hoje mudou e começou a chover”. E clima é a síntese do tempo num dado lugar durante um período de aproximadamente 30-35 anos. O clima, portanto, refere-se às características da atmosfera, inferidas de observações contínuas durante um longo período. O clima abrange um maior número de dados do que as condições médias do tempo numa determinada área.

2)- O que é mudança climática? É a variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito às mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos, em relação às médias históricas.

3)- As mudanças climáticas podem acontecer naturalmente? Sim. Lembre-se de que o Planeta Terra tem mais de 4,5 bilhões de anos. E, ao longo da história geológica da Terra, ela já foi mais fria e mais quente. O ciclo solar, a variação da órbita da Terra, o impacto de meteoritos são bons exemplos de causas naturais.

4)- Qual a influência do homem nas mudanças climáticas? Os cientistas destacam o aumento do gás carbônico na atmosfera, emitido pelas atividades antrópicas, o que acaba por aquecer a Terra.

5)- Qual a diferença entre efeito-estufa e aquecimento global? O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. É um fenômeno natural do planeta. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando o restante retido na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como dióxido de carbono, metano, óxidos de azoto e ozônio presentes na atmosfera,que retêm a radiação na Terra. Nos últimos anos, o efeito estufa tem se intensificado, com o aumento da concentração de dióxido de carbono e metano, principalmente, na atmosfera. Esse aumento da temperatura da Terra, de forma global, é o que se chama de aquecimento global.

6)- Como os gases estufa aumentam na atmosfera? Este aumento se deve à utilização de combustíveis fósseis, como petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais.

7)- Quais são os países que mais contribuem para o efeito estufa? É difícil falar em números exatos com relação às emissões de gases do efeito estufa por cada país, pois cada órgão responsável por levantar esses dados apresenta números diferentes. É preciso ficar atento porque há sempre interesses por trás da divulgação destes números. Não existe consenso, mas, em grupo, os maiores emissores são Estados Unidos, União Europeia, China, Rússia, Japão e Índia. Quando nos referimos às emissões absolutas, a China ultrapassou os Estados Unidos em 2006, embora os norte-americanos liderem as emissões per capita.

8)- Como o Brasil se comporta nas emissões de gases estufa? Segundo o instituto privado alemão da energia renovável IWR, o Brasil emitiu 414,7 milhões de toneladas em 2009, o que coloca o país na 14º posição na lista dos mais poluidores do planeta. Mas o Brasil reduziu em 1/3 as suas emissões de gases do efeito estufa nos últimos cinco anos e praticamente já atingiu sua meta de cortes para 2020. Nos últimos anos, o governo brasileiro tem intensificado a vigilância na floresta, reduzindo o desmatamento, o principal vilão dos países em desenvolvimento. Mas, é possível baixar mais! Estudo aponta que o uso intensivo de tecnologias de informática e telecomunicações em setores econômicos pode ajudar o Brasil a reduzir em mais 25% a emissão anual de CO2 até 2020.

9)- Quais as consequências dessas mudanças climáticas? Algumas das consequências são a falta de água potável, alterações na produção alimentar, ondas de calor, aumento do número de furacões, inundações, secas e tempestades. Mas, o principal impacto, que aterroriza os países costeiros e insulares (ilhas) é o derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível dos oceanos em até sete metros. Significará o fim de inúmeros países em forma de ilhas. Outro impacto provável é a extinção de diversas espécies animais e vegetais.

10)- O que tem sido feito para diminuir as emissões globais de efeito estufa? É fundamental a redução drástica da emissão dos gases estufa, através do desenvolvimento de tecnologias energéticas mais limpas, tais como a fissão nuclear, células combustíveis de hidrogênio, desenvolvimento de motores elétricos e também o aprimoramento de motores à combustão pela diminuição do consumo e pela diversificação de substâncias combustíveis. Você já deve saber que o Brasil tem se destacado no cenário internacional pelo desenvolvimento de matrizes energéticas de origens vegetais, como o etanol, o biodiesel e também o Hbio.

Fonte: Ig Educa

Nenhum comentário: