Foto: Evando F. Lopes
Clique na foto para ampliar
O Caracará (caracara plancus) é uma espécie que pode viver e reproduzir na Estação Ecológica de Águas Emendadas, devido a arborização bem densa e abundância de alimentos.
Alimentação:
Não é um predador especializado, e sim um generalista e oportunista assim como o seu parente próximo, o carrapateiro (Milvago chimachima). Onívoro, alimenta-se de quase tudo o que acha, de animais vivos ou mortos até o lixo produzido pelos humanos, tanto nas áreas rurais quanto urbanas. Suas estratégias para obtenção de alimento são variadas: caça lagartos, cobras, sapinhos e caramujos; rouba filhotes de outras aves, até de espécies grandes como garças, colhereiros e tuiuiú (Jabiru mycteria); arranha o solo com os pés em busca de amendoim e feijão; apanha frutos de dendê; ataca filhotes recém-nascidos de cordeiros e outros animais. Também segue tratores que estão arando os campos, em busca de minhocas. É muito comum ser avistado ao longo das rodovias para alimentar-se dos animais atropelados. Fica nas proximidades dos ninhais para comer restos de comida caídos no chão, ovos ou filhotes deixados sem a presença dos pais. Chega a reunir-se a outros caracarás para matar uma presa maior. É também uma ave comedora de carniça e é comumente visto voando ou pousado junto a urubus pacificamente, principalmente ao longo de rodovias ou nas proximidades de aterros sanitários e locais de depósito de lixo.
Reprodução:
Constrói seu ninho com galhos em bainhas de folhas de palmeiras ou em outras árvores. Usa ninhos de outras aves também. Os dois ovos brancos manchados de marrom-avermelhado são incubados durante 28 a 32 dias, com o filhote voando no terceiro mês de vida.
Na foto abaixo podemos ver um filhote 3 dias antes de voar.
Clique na caixa para ouvir a vocalização do Caracará (Caracara plancus)
Forma dos ninhos: feito de gravetos entrelaçados. Põe dois ovos brancos manchados de marrom-avermelhado. Quando emitem os chamados, o caracará dobra o pescoço para trás, colocando a cabeça sobre as costas! O som lembra o nome popular da ave.
Foto: Evando F. Lopes
Clique na foto para ampliar
No indivíduo imaturo (jovem) não tem aquela carne alaranjada puchando para o vermelho no bico, embora já seja adunco e alto, que assemelha-se à lâmina de um cutelo.
Clique na foto para ampliar
Quer ver mais fotos dessa espécie? clique aqui
Fotos: Evando F. Lopes
Fonte: Wikiaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário