29 de jun. de 2011

Professor Manoel Cláudio do Departamento de Engenharia Florestal da UnB dá aula na Educação Ambiental da ESEC-AE

Foto: Evando F. Lopes
Clique na foto para ampliar
De onde viemos? Para onde vamos? Quem somos?
Foi com essas perguntas que o professor Manoel Cláudio da Silva, do Departamento de Engenharia Florestal da UnB, iniciou sua aula no curso Reeditor Ambiental VIII 2011, na Educação Ambiental de Águas Emendadas.
Foto: Evando F. Lopes
Clique na foto para ampliar
Segundo o estudioso da vegetação do cerrado, as árvores são os seres mais longevos e que por bilhões e bilhões de anos propiciaram as condições para a nossa existência na Terra. As árvores sustentam a vida terrena, ou seja, nossa vida depende dessas plantas embora, lamentavelmente, muitos dos nossos representantes políticos tenham votado e aprovado na Câmara dos Deputados mudanças que alteram o conteúdo do atual Código Florestal. Com essa anuência, facilitam o desmatamento e reduzem as Áreas de Proteção Permanente - APPs (beira de rios, encostas íngremes e topos de morros) e as da Reserva Legal (áreas de matas nativas que todas as propriedades rurais devem manter).
Segundo o físico brasileiro Marcelo Gleiser: " somos filhos das estrelas". Os elementos químicos estão presentes na grande natureza e também na pequena natureza, que é o nosso corpo. A evolução colocou na nossa cabeça um cérebro muito grande, mas com pouca experiência. Desta forma, erramos, e é tão verdade que está demonstrado no nosso descuido com a nossa espécie e com a natureza da qual fazemos parte. Sabemos que também somos produto das estrelas. Onde vamos parar com tantos erros assim?
Não é por acaso que, quando olhamos a noite para o céu, vemos estrelas, pois estrelas são um pré-requesito necessário para a exitência da maioria dos elementos químicos, e sem a química não haveria vida. (Richard Dawkins)
Conheçam um pouco mais sobre as árvores do cerrado ao ler os seguintes guias de campo do professor Manoel Cláudio da Silva Júnior:
100 Árvores do Cerrado +100 Árvores do Cerrado, junto com Benedito Alísio da Silva Pereira. 100 Árvores Urbanas Brasília, junto com Roberta Maria Costa e Lima

Nenhum comentário: