(cilque na imagem para ampliar)
A ariramba-de-cauda-ruiva ou bico-de-agulha (Galbula ruficauda) não é um beija-flor, embora à primeira vista se pareça, devido tanto ao seu bico longo e fino, quanto à coloração de suas penas. Nos machos adultos, a garganta é branca, enquanto na fêmea e nos machos juvenis ela é ferrugínea (amarelada).
São caçadores extremamente hábeis, mosquitos, abelhas sem ferrão, libélulas e pequenas borboletas, dificilmente escapam à sua implacável perseguição. Tem excepcional destreza e velocidade para apanhar insetos em vôo.
Macho e fêmea chocam até 4 ovos por ninhada. Vivem em casais o ano inteiro, com os filhotes sendo alimentados pelos pais por algumas semanas após sairem dos ninhos.
Na Estação Ecológica de Águas Emendadas nidificam principalmente nas barrancas, cavam galerias estreitas e compridas.
Ocorre em boa parte do Brasil, nas áreas florestadas e secas, nos ambientes mais adensados, especialmente em suas bordas e clareiras.
Alimentação
Caçam exclusivamente insetos em vôo, com grande destreza e velocidade para apanhar presas desde o tamanho de uma pequena abelha sem ferrão (meliponídeos) até libélulas e mariposas. Após capturarem o inseto, voltam ao ponto de partida e batem-no repetidamente contra o poleiro, retirando asas e quebrando a carapaça externa, o que irá facilitar a ingestão. Logo após processarem uma presa, voltam a prestar atenção aos movimentos no entorno, com rápidos movimentos de cabeça sublinhados pelo longo bico.
Ocorrências registradas no WikiAves
Ativos o dia todo mesmo nas horas mais quentes, é sempre inesquecível vê-la sob a luz forte do sol.
Fonte: WikiAves
Nenhum comentário:
Postar um comentário