5 de set. de 2010

Acompanhe um Caracará (Caracara plancus) De Recém-nascido até Ganhar o Céu

Clique na foto para ampliar
Também conhecido como carcará, carancho, caracaraí (Ilha do Marajó) e gavião-de-queimada, o caracará não é, taxonomicamente uma águia, e sim um parente distante dos falcões. Ocorre em campos abertos, cerrados, borda de matas e inclusive centros urbanos de grandes cidades.
Fonte: WikiAves
Acompanhe o crescimento do filhote nas fotos abaixo, a partir do dia 22/07/2010. No primeiro registro fotográfico existiam dois pequenos seres com menos de uma semana de eclosão. Em 02/09/2010, apenas um sobrevive e voa livre pelo céu. O menorzinho do lado direito na foto dois dias depois já não estava mais no ninho. Em nenhum momento esse pássaro sofreu qualquer tipo de estresse, ele não foi tocado e durante os breves momentos gastos para se fazer as fotos todos os cuidados foram tomados para que o filhote não fosse importunado. A Estação Ecológica de Águas Emendadas existe também para que espécies como o Caracará possam se perpetuar.
Como e por que esse acompanhamento foi feito?
Em primeiro lugar, temos que dizer que os pássaros, quando estão nidificando ou cuidando de seus filhotes, não devem ser incomodados. Imaginem uma grávida sendo incomodada! É claro que vai interferir na formação e saúde do bebê. Então, para que houvesse menor incômodo possível para o filhote, colocamos uma escada singela na árvore para que, somente o fotógrafo (Evando F. Lopes) subisse delicadamente e realizasse as fotos. Foi dessa forma que tudo aconteceu. O que nos motivou a fazer isso foi a vontade de passar para as pessoas que visitam esse blog, como a natureza é completa: um animal nasce ao relento tendo o céu como teto, uma árvore como habitat e, em poucos dias, abre suas asas, plana pelos ares e voa com toda beleza que lhe é peculiar.

-->
Clique na foto para ampliar 22 de Julho de 2010 Clique na foto para ampliar 02 Agosto de 2010 Clique na foto para ampliar 06 de Agosto de 2010 Clique na foto para ampliar 25 de Agosto de 2010
Clique na foto para ampliar 02 de Setembro de 2010, sai do ninho e começa os primeiros voos
Clique na foto para ampliar Foi nesta árvore um Capitão-do-campo (Terminalia argentea) que o ninho foi construido.

3 comentários:

Arlete disse...

Evando fez um trabalho valioso! Revelou, com carinho e eficiência, seu amor pela natureza.

Evando F. Lopes disse...

Obrigado Arlete! É sempre muito bom receber um elogio seu!

José Augusto Real Limeira disse...

Puxa! Que fotos!! Frequento o parque São José, do município de São José Dos Pinhais, próximo à Curitiba - PR para levar meus cachorros para passearem e vejo muitas aves por lá. O parque possui mata típica da região e é ladeado pelo rio Iguaçu. Apesar da poluição do rio existem muitas espécies, inclusive carcarás. São aves magníficas. Parabéns pelas fotos e pelo olhar especial diante da natureza! O mundo precisa de mais pessoas assim! Um grande abraço!
Professor
José Augusto Real Limeira
Biólogo
Editor e Assessor Pedagógico.