(Clique na imagem para ampliar)
Tucano-toco (Ramphastos toco)
Sua beleza o faz alvo do tráfico de animais, e muita gente pensa que pode ter um tucano em casa como ave de estimação. Porém, vive mal em cativeiro, pois precisa de muito espaço e de dieta variada, isso só é possível na natureza. Esse aí (foto acima) fotografei depois que descobri que nidificava em uma árvore na Estação Ecológica de Águas Emendadas, então foi só ir chegando devagar e conquistando a confiança dele, sem gestos bruscos e movimentos desnecessários.
Alimentação:
sua dieta consiste basicamente de frutas, insetos e artrópodes, mas também costuma saquear ninhos de outras aves e devorar ovos e filhotes. Devido a essa característica, são prontamente perseguidos pelas aves em período reprodutivo.
Reprodução:
Sua reprodução ocorre no final da primavera e a fêmea bota de 2 a 4 ovos em ninhos localizados no alto dos troncos das árvores. O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos, os quais eclodem entre 16 e 20 dias. Quando nascem, sua aparência é desproporcional; seu bico é grande e o corpo, pequeno; os olhos só abrem após três semanas e os pais cuidam de seus filhotes até eles saírem dos ninhos, o que ocorre em seis semanas.
Família:
Ramphastídeos, caracterizada por aves com enorme bico adaptado a pegar frutas e pequenos animais.
Foto: Evando F. Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário