18 de jul. de 2012

A Lobeira

Foto: Evando F. Lopes
 A Lobeira
(Solanum lycocarpum)*
De madrugada o lobo guará
Procura o pé de lobeira
Para lhe saciar
É um fruto perfeito
Feito de um jeito
Que dá vontade de provar
É carnudo e cheiroso
Atrai também a paca
Roedodor maravilhoso
Que vive lá na mata
Eu conheço bem a lobeira
Foto: Evando F. Lopes
Eu já nadei na cachoeira
Fitei a imensidão inteira
Eu já vi de perto 
Com meu olhar esperto
Tudo que hoje virou deserto
Você não sabe que eu sei
Tampouco que me importei
Talvez agora você possa crer
Que muito antes de você
Eu já conhecia o sol antes dele nascer
Foto: Evando F. Lopes
______________
*Etimologia: solanum, de solamen = consolo , alívio.
Lycocarpum: lyco = lobo + carpum = fruto, fruta de lobo.
Poesia extraída do livro: O Cerrado Vive Em Mim de Emersom Vaz Borges
Autorização gentimente cedida pelo autor, para publicação neste site.

Nenhum comentário: