16 de jun. de 2012

10 Coisas Que Você Deve Saber Sobre... "Sustentabilidade"

Clique no botão "Share" e compartilhe este link!
Sustentabilidade
_______________________
01) Sustentabilidade ou Desenvolvimento Sustentável é um princípio, uma regra, pela qual uma sociedade deve ser capaz de suprir as necessidades da geração atual sem afetar a capacidade das gerações futuras de suprirem as suas.
É fazer o que precisamos fazer hoje, sem prejudicar o amanhã: é pensar o futuro.
02) As medidas a serem tomadas para viabilizar o desenvolvimento sustentável foram definidas pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas em 1987.Essa comissão, presidida por Gro Harlem Brundtland , política e médica norueguesa, líder internacional em desenvolvimento sustentável e saúde pública, analisou as questões relacionadas ao meio ambiente e propôs formas de cooperação internacional para conscientização sobre a necessidade de ações firmes e contínuas para preservação dos recursos naturais, com redução do consumo de energia, incremento de fontes de energia renováveis, além de atendimento das necessidades básicas dos indivíduos (saúde, escola, moradia).
Ao final do trabalho a Comissão elaborou um relatório, intitulado Nosso Futuro Comum, que também ficou conhecido como Relatório Brundtland.
03) A concepção de Sustentabilidade sugere um novo modelo de crescimento econômico já que o modelo atual causou grandes desequilíbrios ambientais e aumento da pobreza no mundo. Neste novo modelo novos processos surgem para evitar degradação do ambiente como por exemplo, reestruturação das áreas destinadas a residências e indústrias, utilização de fontes alternativas de energia como a solar, eólica e geotérmica, reciclagem de materiais reaproveitáveis, consumo racional de água e de alimentos, redução do uso de produtos químicos prejudiciais à saúde na produção de alimentos.
04) Garantir o desenvolvimento sustentável dos povos é uma das oito metas da Organização das Nações Unidas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), apresentadas na Declaração do Milênio e que devem fazer parte de programas dos 191 países membros.
As oito metas do Milênio são : erradicar a pobreza extrema e a fome; atigir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o hiv/aids, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. 
A previsão para o alcance destas metas é 2015. A Declaração determina compromissos que devem ser cumpridos seguindo prazos estabelecidos e os resultados alcançados devem ser registrados com indicadores de qualidade e quantidade. Estes compromissos visam melhoria das condições de vida dos povos.

05) Para facilitar o entendimento sobre as questões que envolvem o desenvolvimento sustentável este conceito foi dividido em três componentes a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sócio-política. Estes três componentes devem sempre ser pensados juntos, como o tripé da sustentabilidade.

06) A sustentabilidade ambiental refere-se à capacidade do ambiente natural de proporcionar condições favoráveis de sobrevivência, mantendo os processos ecológicos como biodiversidade, evolução das espécies e estabilidade dos ecossistemas e usando os recursos de forma sustentável. Em resumo: viver bem com aquilo que o ecossistema Terra é capaz de dar.

07) A sustentabilidade econômica é a capacidade de um sistema econômico de gerar um crescimento duradouro dos indicadores econômicos - em particular renda e trabalho para sustentação da população - combinando eficazmente os recursos disponíveis. Trata-se de integrar o capital natural ao cálculo econômico de um empreendimento e de desviar o foco de atenção da quantidade para a qualidade do crescimento. Significa fazer mais com menos. As empresas devem incorporar uma gestão mais eficiente dos recursos naturais visando um aproveitamento sustentável que não cause esgotamento desses recursos nem desequilíbrios ecológicos na sua exploração. Em resumo: fazer mais com menos.

08) Sustentabilidade político-social é a capacidade de garantir condições de bem-estar humano (segurança, saúde, educação) equitativamente distribuídas por classes e gêneros, a capacidade de manter a estabilidade social, garantindo a autodeterminação e os direitos humanos, a segurança e a justiça através de um sistema judicial adequado e o reconhecimento e valorização do pluralismo cultural e das tradições locais. Em resumo: maior bem-estar, para as gerações atuais e futuras, com menos bens e serviços.

09) Um dos processos mais importantes para atingir a sustentabilidade é a implementação da chamada Agenda 21, instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. A Agenda 21 Brasileira é um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira. O trabalho e elaboração foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21Global e entregue à sociedade em 2002.

10) Em agosto de 2010 foi criado o Painel das Nações Unidas sobre sustentabilidade global e a ministra do meio ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, foi convidada para integrar este painel. O painel é constituído de 21 membros que discutem sobre as oportunidades e os desafios do desenvolvimento sustentável para formular um novo projeto para o mundo pois, segundo a Organização das Nações Unidas, , as alterações climáticas, a escassez de água, a perda da biodiversidade, a destruição de ecossistemas e as mudanças nos padrões demográficos e de consumo exigem novas ações para garantir o alcance dos Objetivos do Milênio.
______________________________________________________

Nenhum comentário: