14 de fev. de 2012

Água o líquido mais precioso do universo

Clique no botão "Share" e compartilhe este link!
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F.  Lopes)
Água é mesmo importante?
Mergulhando nesta postagem, você saberá responder a esta pergunta.
Como surgiu a água em nosso planeta?
Há aproximadamente quatro bilhões de anos, quando ainda nenhum ser vivo habitava nosso planeta, ocorriam muitas erupções vulcânicas na Terra.
Das lavas vulcânicas desprendiam-se gases e grande quantidade de vapor de água.
O vapor de água foi se acumulando na atmosfera terrestre durante séculos.
Depois que a nova atmosfera absorveu todo o vapor que podia, a água começou a condensar-se (passar do estado de vapor para o estado líquido) sob a forma líquida, originando os oceanos. Esse processo provavelmente também ocorreu em outros planetas, mas, nos planetas menores entre a Terra e o Sol, a gravidade não era forte o bastante para reter o vapor de água, que escapou para o espaço. Nos grandes planetas externos, como Urano e Netuno, a temperatura era tão baixa que a água se transformou em gelo. Até onde se sabe, a Terra é o único planeta do sistema solar em que a água existe em três fases: sólida, líquida e vapor.
Água em todo lugar, água de todas as formas


De cada quatro partes da superfície do nosso planeta, três são de água.

De cada 100 partes da água existente, 97 são de água salgada e 3 de água doce. A água salgada forma os oceanos e mares, e a água doce, os rios e lagos.
Na natureza a água é encontrada nos três estados físicos:
sólido, líquido e vapor.
A água pode mudar de fase conforme as condições de temperatura e pressão.Quanto mais elevada a temperatura, mais a água tende a passar da fase sólida para a fase líquida, e desta para a fase gasosa. Em relação à pressão acontece o contrário, isto é, quanto maior a pressão mais a água tende a passar da fase gasosa para a fase líquida, e desta para a fase sólida. Cada mudança de fase recebe um nome.
OBSERVE!

SOLIDIFICAÇÃO
FUSÃO
VAPORIZAÇÃO

No entanto, é no estado líquido que ela é encontrada em maior quantidade no mundo. É sob a forma líquida que ela forma os rios, os mares, as lagoas, etc.
Lembre-se que a água cobre ¾ da superfície terrestre, formando a hidrosfera (Camada de água que envolve a Terra)
A água é encontrada no estado sólido sob a forma de gelo ou neve.
Como gelo, a água é encontrada principalmente nas regiões próximas aos pólos que são imensas massas de gelo que cobrem a litosfera e avançam mar adentro.
De vez em quando, montanhas de gelo desprendem-se umas das outras, e flutuam na água. São os icebergs (ice = gelo, berg = montanha).
O que são icebergs
A fase sólida da água é denominada gelo e pode ser encontrada em grandes quantidades nos pólos do planeta formando extensas geleiras. Os gigantescos icebergs são enormes blocos de gelo que se desprendem das geleiras e podem se deslocar nos mares. Para um navegador que se defronta com um iceberg, este pode lhe ser útil, pois é feito de água pura, sem presença de sal. Essa água, uma vez tornada líquida, pode ser utilizada. Mas para o navegador, o iceberg pode representar também sérios problemas, pois se o navio se chocar contra um deles poderá vir a naufragar. O mais famoso naufrágio aconteceu com o gigantesco navio inglês Titanic. 
A neve é encontrada durante todo o ano no alto de algumas montanhas situadas em regiões frias. Lembre-se que, à medida que a altitude aumenta, a temperatura da troposfera (É a camada mais baixa da atmosfera terrestre: vai do nível do mar a uma altitude média de 12.000 metros. É a camada mais sujeita a variações meteorológicas bruscas, pois é percorrida intensamente pelos ventos e é nela que se processam os temporais.) diminui, o que facilita a formação da neve.
A água é encontrada na atmosfera sob a forma de vapor.
Por que "vapor de água" e não "gás de água"?

O termo vapor é usado quando uma substância está no estado gasoso, mas geralmente se apresenta em outros estados na natureza. É o caso da água: ela geralmente é líquida no mundo em que vivemos e, assim, quando está no estado gasoso, falamos em vapor de água. O termo gás é usado quando uma substância normalmente se apresenta no estado gasoso. É o caso,por exemplo, do hidrogênio e do oxigênio.
Água também nos seres vivos
Se você observar alguém fritando um bife, irá verificar que, com o calor, o bife fica cada vez menor. MÁGICA?
Não, apenas a água presente na carne vai se evaporando com o calor, e o bife encolhe. Aliás, o bife (carne) nada mais é que a musculatura do boi. Nosso corpo, como o dos demais seres vivos, também possui água, e bastante. Mais da metade de nosso corpo (aproximadamente 70%) é constituída por água. Em certos órgãos temos muita água:
Como você vê, o nosso corpo tem muito mais água na sua composição do que
matéria sólida.
Os vegetais possuem mais água em seu organismo que os animais, sendo que em certas partes deles a quantidade é bem grande.

Exemplos:
Nós recebemos a água no nosso organismo através dos líquidos que bebemos e de nossos alimentos. Afinal, frutas, carnes e outras coisas que comemos também possuem água.
E se nosso organismo não receber água?
A falta de água no organismo faz uma múmia!   
A múmia é um corpo de um ser humano que foi conservado, não sofrendo decomposição (apodrecimento). Muitas tribos indígenas no Brasil constumavam enterrar seus mortos em grandes vasos de cerâmica (urna funerária). Várias dessas urnas foram enterradas em lugares quentes e secos, fazendo com que a água do corpo evaporasse rapidamente, o que permitiu a sua conservação.
O HOMEM TAMBÉM MUMIFICA ALGUNS FRUTOS
O homem pega alguns frutos, como é o caso das uvas, e os coloca para secar, fazendo com que a água neles contida evapore. Ao fazer isso, o fruto conserva suas principais qualidades alimentícias e assim se conserva por muito tempo (meses ou anos). É assim que são feitas as uvas passas.
Quando as pessoas sofrem perda exagerada de água do organismo, ficam sujeitas à DESIDRATAÇÃO. Isso geralmente acontece após vômitos e diarréias, que provocam perda de água.
É muito comum falar-se de desidratação, principalmente em crianças e pessoas idosas.

A água desempenha papéis muito importantes no nosso organismo. Por isso, em todos os seres, ela é a substância que se encontra em maior quantidade. Isso explica por que uma pessoa pode passar muitos dias sem comer alimentos sólidos, mas ninguém resiste muito tempo sem beber água ou receber alimentos líquidos.

Água vem, água vai...

A água na natureza está continuamente voltando ao ponto de partida, circulando sempre.
Com o calor proveniente do Sol, a água existente no ambiente (nos mares, rios, lagos, solo, etc.) transforma-se em vapor (processo de evaporação) que é enviado à atmosfera.
Os seres vivos (plantas e animais) também eliminam água em forma de vapor para a atmosfera (processo denominado transpiração).
Todo esse vapor d'água cedido à atmosfera, ao encontrar regiões mais frias, novamente volta ao estado líquido (processo de condensação) e transforma-se em milhões de pequenas gotinhas de água suspensas na atmosfera, o que denominados nuvens.
As nuvens originam o que chamamos de precipitação, geralmente em forma de chuva.
Essa precipitação também pode ter a forma de pedras de gelo (granizo) ou flocos (neve).
A água da chuva que cai no solo pode escorrer pela superfície e ir para os rios e deles para o mar. Pode também infiltrar-se no solo, umedecendo-o e indo alimentar os lençóis freáticos.
Parte da água que se infiltra no solo é absorvida pelas raízes das plantas juntamente com sais minerais. Parte da água absorvida volta para a atmosfera na forma de vapor, através do processo da transpiração e respiração.
Os animais, ao se alimentar de plantas, aproveitam a água nelas existentes. Parte dessa água volta para a atmosfera na forma de vapor, também através dos processos de transpiração e respiração.
Dessa forma a água vai e vem na natureza estabelecendo o seu ciclo.
Nuvens, Chuva, Neblina, Orvalho, Geada, Neve, Granizo
A água dos rios, dos lagos, dos mares, etc, evapora. Esse vapor de água sobe na atmosfera e, à medida que se eleva, vai esfriando. A certa altura, ele se condensa e forma inúmeras gotinhas de água: são as nuvens.
Se você soprar num dia muito frio, sairá uma "fumacinha" de sua boca. É o vapor de água que, ao sair dos pulmões, se condensa (o vapor passa a líquido ? gotinhas de água) e forma a "fumacinha". O mesmo acontece com o vapor de água da atmosfera, que se condensa em camadas bem baixas, formando a neblina ou nevoeiro. A neblina não é nada mais que uma nuvem baixa.

De madrugada, quando está frio, o vapor de água se condensa nas folhas e em outras superfícies frias: é o orvalho.
O orvalho, portanto, não cai, ele se forma sobre as superfícies.
Quando a temperatura abaixa muito, o vapor de água, ao entrar em contato com superfícies frias, pode se transformar diretamente em sólido, sem passar pelo estado líquido: é a geada.

A geada também não cai: ela se forma sobre as superfícies.


Nas camadas mais altas da atmosfera, a temperatura é sempre muito baixa. O vapor de água se condensa (passa a líquido), e depois pode passar para o estado sólido, formando cristais de gelo. Esses cristais juntam-se uns aos outros e formam flocos: é a neve.


Esta só pode ser observada quando a temperatura das camadas mais baixas da atmosfera também for suficientemente baixa.
No Brasil, só em poucos lugares e em raras ocasiões é que ocorre neve. De modo geral, a temperatura das camadas mais baixas da atmosfera fica acima de 0º C. Por isso, a neve derrete antes de chegar ao solo.
Nas tempestades de verão, as gotas de água podem se transformar em pequenos blocos arredondados de gelo, formando o granizo ou chuva de pedra.


Isso acontece porque as gotas são levadas para camadas mais altas e mais frias por uma corrente ascendente do ar. Lá em cima, transformam-se em pedras de gelo.
A queda do granizo, em geral, não traz conseqüências, porque as pedras são pequenas. Mas, quando maiores, quebram vidraças e telhas ou estragam plantações. Se um avião atravessar uma forte tempestade de granizo, sofrerá um bombardeio de pedras que pode ser perigoso. No entanto, a ocorrëncia desse tipo de tempestade pode ser detectada com o radar.
Usando a água...
No começo, o homem só utilizava a água para coisas essenciais à vida: bebida e preparo de alimentos.
Mais tarde a água passou a ter um papel importante no desenvolvimento industrial (como matéria-prima de algumas indústrias, ou em processos de produção), e em hábitos higiênicos (banho, limpeza, etc.)
Dos muitos usos que a água pode ter, alguns estão intimamente relacionados com a saúde humana:
– Como bebida ou na preparação de alimentos;
– No asseio corporal;
– Na manutenção da higiene do ambiente e, em especial dos locais, instalações (domicílios, restaurantes, hospitais, bares, etc.);

– Na rega de hortaliças ou nos criadouros de peixes, moluscos, ostras, mariscos, mexilhões, etc.
Temos pouca água para beber!
Sabemos que a água cobre cerca de três quartos da superfície da Terra. Apesar disso, não podemos dispor da água ilimitadamente. Cerca de 97% desse volume é água salgada, imprópria para o consumo e para a agricultura. A água doce está distribuída, em maior quantidade, nas calotas polares e nos lençóis subterrâneos e, em menor escala, nos rios, riachos e lagos.
Nas nações em desenvolvimento (como o Brasil), apenas uma pequena parte da população tem acesso a água potável de boa qualidade. No mundo todo, mais de 10 milhões de mortes por ano são resultantes de doenças transmitidas pela água.
Nas nações industrializadas e desenvolvidas (como os Estados Unidos), as reservas de água, tanto da superfície como subterrâneas, estão sendo poluídas por esgotos domésticos e industriais e por canais de áreas urbanas e agrícolas que transportam substâncias tóxicas.
A água é uma riqueza natural. Cuidar dela é importantíssimo para todos nós e para as gerações futuras. Não podemos desperdiçá-la, tampouco poluir rios, córregos e riachos. 
Fonte: IG Educa


Nenhum comentário: