16 de fev. de 2012

10 Coisas Que Você Deve Saber Sobre... Água


Foto: Evando F. Lopes
Clique na imagem para ampliar 
10 Coisas Que Você Deve Saber Sobre... Água 
1. Apesar de nosso planeta ter grande porcentagem de água, verificamos que apenas 2,7% é de água doce e apropriada para o consumo humano, enquanto que nos mares e oceanos, tem quase 97,3% e o restante é água existente nas geleiras e icebergs. Neste cenário temos o registro de que mais de um bilhão de pessoas não dispõem de água potável e 25 mil entre elas morrem diariamente, devido à má qualidade das águas que usam e tomam. 

2. A água tem uma série de funções no organismo dos seres vivos - atua como solvente universal pois as reações químicas de natureza biológica se desenvolvem em soluções; é um importante veículo de transporte de substâncias permitindo o intercâmbio de substâncias entre as células; exerce um papel lubrificante entre os ossos contribuindo para diminuir o atrito nessas regiões; é imprescindível para que ocorra o processo de fotossíntese nas plantas.

3. A principal fonte de geração de energia elétrica no Brasil, provêm da água. Para isso, os rios são represados e a força da queda d'água movimenta as turbinas, gerando eletricidade. No Brasil, está a maior usina hidrelétrica do mundo, a de Itaipu, no Paraná, construída e administrada em conjunto com o Paraguai. 

4. A quantidade de água é sempre a mesma desde quando surgiu no planeta Terra há bilhões de anos. Isto é possível graças ao sistema natural conhecido como ciclo da água que ocorre da com a evaporação da água dos rios, lagos, mares e também do organismo dos seres vivos. O vapor d’água atinge um certo nível da atmosfera, onde as temperaturas são mais baixas e se condensa, formando as nuvens. Nas nuvens, o vapor de água condensa-se formando gotículas, que permanecem em suspensão na atmosfera. Estas gotículas, sob certas condições, agregam-se formando gotas maiores que precipitam-se, ou seja, chove. A chuva pode seguir dois caminhos, ela pode infiltrar-se e formar um aquífero ou um lençol freático ou pode simplesmente escoar superficialmente até chegar a um rio, lago ou oceano, onde o ciclo continua. 

5. Os aquíferos são reservatórios subterrâneos formados pelas águas das chuvas, neves, neblinas e geadas que fluem pelos poros das rochas. Estas formações correspondem hoje a 97% de toda a água doce encontrada no planeta. Existem reservatórios com vários metros de espessura, outros com quilômetros de extensão e os que possuem pouca ou centenas de metros de profundidade. O Aquífero Guarani (também conhecido como Botucatu), o maior do mundo, possui água suficiente para abastecer a população mundial por mais de 300 anos. A maior parte do Aquífero Guarani está no centro-sudoeste do Brasil. 

6. A matéria orgânica (como fezes, papéis, restos de comida) despejada na água, principalmente dos rios, alimenta as bactérias decompositoras. Quanto maior a quantidade de matéria orgânica, maior a população desses microrganismos decompositores e, portanto, maior a quantidade de oxigênio que eles consomem. Quando o oxigênio desaparece da água morrem todos os seres vivos que dependem dele, inclusive bactérias. Restam apenas aquelas bactérias que não precisam do oxigênio para sobreviver: as bactérias anaeróbicas, que são as bactérias que fazem a respiração sem oxigênio, através de um processo chamado quimiossíntese. A presença dessas bactérias na água de um rio é um forte indício de que ele está praticamente morto. 

7. Uma das mais importantes utilizações da água é a irrigação, tão necessária principalmente em regiões secas. Porém, se não for feito um planejamento adequado de sistema de irrigação, os recursos hídricos disponíveis na região são usados em excesso, não dando tempo para que eles se renovem. Outra situação se dá quando a água é retirada e retorna para o sistema hídrico de forma imprópria em que não pode ser reutilizada pois a água usada na irrigação é constantemente contaminada por sais, pesticidas e herbicidas. 

8. Em grande quantidade, a água adquire coloração azulada. É o que acontece com o mar, que geralmente é azul. A cor do mar, no entanto, pode variar em função de diversos fatores. Um dos principais é a presença de substâncias suspensas na água. As águas azuis contêm pouquíssimas substâncias em suspensão. À medida que aumenta a quantidade de partículas, a água muda de cor, passando pelo verde, até chegar ao marrom. Em alto-mar, como as partículas ficam no fundo, não chegando à superfície, a cor é sempre azul. Daí veio a palavra oceano, que se originou do latim oceano, que significa azul. Quando o mar tem a coloração verde é porque contém muito material e muitos seres vivos em suspensão na água, que podem ser algas e minerais.

9. Lençol freático é a água subterrânea que preenche todos os espaços porosos e permeáveis das rochas ou dos solos. Esses lençóis estão baixando dezenas de metros em várias partes do mundo, exigindo a escavação de poços cada vez mais profundos. Na Índia, há regiões em que os excessos no bombeamento do lençol freático fizeram com que seus níveis descessem até 40 metros. Por esta razão, agravou-se as disparidades sociais, por privar os produtores rurais mais pobres do acesso à água, que só é possível para quem pode pagar pelos equipamentos de perfuração. 

10. Um dos grandes riscos com a perda de água pelo organismo é a desidratação. A desidratação consiste na perda de água e de sais minerais pelo organismo, numa quantidade que prejudica suas funções vitais; o doente, portanto, corre risco de vida. Neste caso, ele precisa ser hospitalizado para repor a água e os sais minerais que perdeu. A reposição é feita através de soro. A diarreia, principalmente em crianças, pode levar à desidratação. Isso pode ser evitado usando-se o soro caseiro.
Fonte: IG Educa

Nenhum comentário: