21 de ago. de 2010

A Cascavel (Crotalus durissus) - Cobras não são nossas inimigas!

Clique na imagem para ampliar
"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais."
( Victor Hugo )


A Cascavel (Crotalus durissus)
Alimentação: mamíferos e aves. Os animais jovens preferem lagartos.

Biologia e comportamento social: hábitos noturnos e crepusculares. Contudo, pode caçar também durante o dia.

Reprodução: vivípara. Nascem de 20 a 30 filhotes, cujo veneno é suficiente para matar suas presas.

Predadores: muçurana e coral-verdadeira

Longevidade: média de 15 anos.

Habitam: campos, cerrados e regiões secas.

Manifestações sonoras: Emite um som característico, que é o guizo, um "chocalho" (localizado na parte terminal da cauda), formado por vários anéis córneos (escamas modificadas), ocos e articulados entre si. O som pode ser ouvido a dezenas de metros.
Clique na imagem para ampliar
Recomendações: Se você gosta de trilhas ecológicas ou tem chácara, fazenda ou frequenta ambientes silvestres, ande sempre calçado com botas de cano longo (até o joelho), calça comprida e fique atento onde coloca as mãos e na hora de se sentar olhe com atenção ao redor, sua coloração malhada se camufla com a vegetação ficando quase invisível. Se encontrar uma mantenha distância, caso queira fotografar seja cauteloso não se aproxime muito na tentativa de fazer macros, as fotos acima foram feitas por fotógrafo acostumado a fotografar esses animais e com lentes de longo alcance.

Curiosidades sobre o animal: ao contrário do que muitas pessoas pensam, o número de anéis no chocalho da cascavel, não representa sua idade. Sendo assim, se uma cascavel tem 12 anéis no chocalho, não quer dizer que ela tenha 12 anos de idade. Cada vez que o animal muda de pele, o que ocorre de 2 a 4 vezes por ano, ele acrescenta um novo anel, na ponta da cauda.
Não chega a medir 2 m. Está entre as mais temidas serpentes brasileiras.
Possuem fosseta loreal e cabeça triangular.
Sua peçonha compromete o sistema renal e paralisa a musculatura dos olhos e do aparelho respiratório.
A vítima pode morrer por insuficiência renal aguda.
cobras não correm atrás de seres humanos, perseguindo-os como acontece nos filmes, elas só nos atacam se forem ameaçadas. Lembre-se as cobras são parte importante da biodiversidade ajudando na desratização e são presas de vários animais.

Leis que protegem os animais: Lei nº 9.605, de 12.02.98

Fotos: Evando F. Lopes

Nenhum comentário: