Clique no botão "Share" e compartilhe este link!
Poluição
1 - O que é poluição?
Poluição é um tipo de degradação do ambiente, resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população, criam condições adversas às atividades sociais e econômicas e afetam desfavoravelmente a biodiversidade, as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente.
2 - Há apenas um tipo de poluição?
Não. Podemos falar de poluição do ar, do solo, da água, poluição sonora, visual e térmica.
3 - O que é poluição atmosférica?
A poluição do ar, ou atmosférica, é resultado da presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. É causada principalmente pela eliminação de resíduos por determinadas indústrias, como as siderúrgicas, petroquímicas e pela queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
4 - Quais os gases causadores da poluição atmosférica?
Embora a poluição do ar possa ocorrer na presença de inúmeros gases, os mais comuns, hoje, na atmosfera, são:
- Óxidos de carbono - Principalmente o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), produzido pelos veículos, pelas usinas termoelétricas e pelas queimadas nas florestas;
- Óxidos de enxofre - Principalmente o dióxido de enxofre (SO2), que sai das chaminés das fábricas.
- Óxidos de nitrogênio - Principalmente o dióxido de nitrogênio (NO2), produzido pelos escapamentos dos carros.
- Clorofluorcarbonetos - Emitidos pelos sistemas de refrigeração e pelos sprays (aerossóis).
5 - O que é poluição do solo?
É a forma de poluição que afeta a camada superficial da crosta terrestre, o solo. A atividade industrial, enterrando rejeitos, também pode causar grandes prejuízos ambientais, mas, é o lixo lançado no meio ambiente diretamente que é o maior vilão da poluição dos solos, no mundo subdesenvolvido. Nas grandes cidades, é comum a presença de lixões, como destino final do lixo produzido por casas e empreendimentos industriais e comerciais.
6 - O que é poluição da água?
Também chamada de poluição hídrica, é causada pela contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas. A consequência, invariavelmente, traduz-se em água poluída.
O lançamento de esgotos sanitários de residências é a principal causa da poluição dos cor da água nas cidades brasileiras. Mas, o lançamento de rejeitos sólidos e líquidos de plantas industriais e casas comerciais é uma realidade bastante recorrente.
7 - E os outros tipos de poluição?
A poluição sonora é causada por barulho alto e contínuo, a visual é a causada por outdoors, prédios ou construções como pontes, viadutos, pouco estéticos e a térmica ocorre quando há o aumento da temperatura de corpos hídricos, por causa de atividade antrópica.
8 - Que tipos de indústrias mais poluem o meio ambiente?
A partir da Revolução Industrial, o mundo passou a contar com altos e crescentes índices de poluição industrial.
Há inúmeras indústrias que têm alto potencial de causar poluição, mas se destacam aquelas que lançam seus poluentes no ar e na água, como é o caso de siderúrgicas e refinarias. Estas últimas utilizam combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, para a produção de elementos refinados, como gasolina e óleo diesel.
As indústrias mundiais lançam bilhões de m3 de dióxido de carbono na atmosfera e têm contribuído bastante para a intensificação do efeito estufa, provocando o aquecimento global.
9 - Quais as consequências da poluição para a saúde humana?
A poluição pode gerar o desaparecimento de espécies animais e vegetais e causar mutações genéticas. O homem tem sofrido bastante com a poluição atmosférica, sobretudo na intensificação de doenças respiratórias como bronquite e rinite alérgica.
As águas poluídas podem ser ingeridas por animais em geral, inclusive o homem, e causar intoxicação, provocando vômitos, febres, doenças intestinais e até a morte. Crianças, gestantes e idosos formam os grupos mais vulneráveis.
10 - Como o Brasil contribui para a poluição do Planeta Terra?
No que se refere à poluição do ar, o Brasil tem contribuído muito mais pelo desmatamento e queimadas das florestas, liberando grande quantidade de particulados de dióxido de carbono para a atmosfera, do que pela concentração industrial.
Mas, na questão da poluição hídrica, a situação é particularmente preocupante. O país é rico em disponibilidade de água, com 12% do total do mundo e temos contaminação dos corpos hídricos, sobretudo com o lançamento inadequado de esgotamento sanitário nos rios e lagos dos grandes centros urbanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário