21 de set. de 2011

Dia da árvore


Clique na foto para ampliar

"Se não houver frutos, valeu a beleza das flores,
Se não houver flores, valeu a sombra
das folhas,
Se não houver folhas, valeu a intenção das sementes."

Henfil
Em comemoração ao Dia Árvore, a Educação Ambiental de Águas Emendadas recebeu os alunos do 5º ano, do Centro de Ensino Fundamental JK, acompanhados dos professores Nilson Carlos dos Santos, Mirian Lima Lopes e Elvira Maria de Melo.
Na ocasião, os professores juntamente com os seus alunos se prepararam para a caminhada de 1,5km, da escola até o Centro de Informação Ambiental da Estação Ecológica.



Clique na foto para ampliar
 
Durante o trajeto observaram as árvores do cerrado pelo porte, pelos frutos, pela beleza das folhas ou ausência das mesmas e principalmente pelas flores. No Centro de Informação Ambiental realizaram uma atividade em dupla denominada "câmera fotográfica" onde um aluno faz o papel de fotógrafo e o outro é a câmera. A dupla age assim: o fotógrafo guia a "câmera" com o olhos vendados até o motivo que será fotografado; nesse caso, uma árvore do cerrado. Escolhida a árvore ou detalhes significativos da espécie, o fotógrafo posiciona a "câmera" no ângulo desejado e ordena que a mesma abra os olhos e registre.

 Clique na foto para ampliar

Feito o registro a "criança câmera" volta à sala e desenha o que viu; depois oferece o desenho ao seu colega de dupla.

 Clique na foto para ampliar

Essa atividade favorece a concentração, a capacidade de observação que vem sendo pouco estimulada nas crianças numa época de jogos eletrônicos.


 Clique na foto para ampliar

Para gostarmos realmente do cerrado, precisamos educar nossos olhos para ver a beleza e a riqueza desse bioma. É fato que só gostamos daquilo que conhecemos bem e um bom começo são as árvores.

Clique na foto para ampliar
Fotos: Evando F. Lopes
Veja matéria que saiu no telejornal DFTV 1ª edição 

2 comentários:

euzanet disse...

parabéns à todos pelo importante trabalho realizado. assisti o video 1ª ed. DF TV. essas crianças jamais esquecerão esse dia.
Euzanet

Lety disse...

Plantando a semente do amor à natureza na cabeça das crianças, os frutos virão fortes. Excelente trabalho educativo, parabéns à equipe de Águas Emendadas!