20 de ago. de 2011

Conheça as aves de Águas Emendadas - Ave da semana - ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda)

Clique na foto para ampliar
A ariramba-de-cauda-ruiva é uma ave galbuliforme da família Galbulidae. É a espécie do gênero Galbula mais conhecida e com maior área de ocorrência (ver mapa no final da postagem).
Características:
À primeira vista, parece um grande beija-flor, devido tanto ao seu bico longo e fino, quanto à coloração verde-amarelada iridescente de grande parte da plumagem (semelhança responsável por um dos nomes comuns). O leitor deve atentar para o fato de que beija-flores são aves apodiformes.
Alimentação:
Caçam exclusivamente insetos em voo, com grande destreza e velocidade para apanhar presas desde o tamanho de uma pequena abelha sem ferrão (meliponídeos) até libélulas e mariposas. Após capturarem o inseto, voltam ao ponto de partida e batem-no repetidamente contra o poleiro, retirando asas e quebrando a carapaça externa, o que irá facilitar a ingestão. Logo após processarem uma presa, voltam a prestar atenção aos movimentos no entorno, com rápidos movimentos de cabeça sublinhados pelo longo bico.
Clique na foto para ampliar
Reprodução:
Vivem em casais o ano inteiro, com os filhotes sendo alimentados pelos pais por algumas semanas após saírem dos ninhos. Cavam galerias estreitas e compridas nas barrancas de rios, barrancas de estradas em cupinzeiros nas árvores ou nos torrões de terra presos nas raízes de grandes árvores tombadas. Na base da entrada da galeria, é possível ver as pequenas depressões laterais feitas pelos pés das aves chegando e partindo. Macho e fêmea chocam até quatro ovos por ninhada.
Hábitos
Pousa em galhos e cipós expostos, desde 1 metro do chão até 4 metros de altura. Esses poleiros são usados seguidamente como pontos de espreita das presas e locais de alimentação. Uma vez localizados, facilitam o encontro dessa ave espetacular, representante de uma família exclusiva das Américas.Além das cores e hábitos, outra característica especial dessa espécie é o canto. O chamado mais freqüente é como uma risada aguda, iniciando-se espaçada e acelerando no final, ficando cada vez mais aguda. Um membro do casal responde ao outro seguidamente. Pelo timbre, imagina-se que seja uma ave menor produzindo-o. Ativo durante todo o dia, mesmo nas horas mais quentes, é sempre inesquecível vê-la sob a luz forte do sol.

Clique na foto para ampliar
Na trilha monitorada, usada pela Educação Ambiental da Estação Ecológica de Águas Emendadas, alguns casais dão show capturando insetos em pleno voo, na maioria das vezes deixam os visitantes se aproximarem a uma distância de até dois metros. As crianças ficam maravilhadas de poderem chegar perto de uma ave com plumagem tão colorida e bela.
Clique na foto para ampliar (trecho da trilha monitorada, usado pela Educação Ambiental da ESEC-AE)
Cidades onde os observadores do WikiAves registraram ocorrências da espécie ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda). A concentração de pontos em uma região não indica, necessariamente, concentração de aves nesta região pois está relacionado também à concentração de observadores, principalmente nos grandes centros urbanos.
Fotos: Evando F. Lopes

Nenhum comentário: