22 de jul. de 2011

Conheça as aves de Águas Emendadas - Ave da semana - arapaçu-de-cerrado (Lepidocolaptes angustirostris)

Foto: Evando F. Lopes
Clique na foto para ampliar
O arapaçu-de-cerrado (Lepidocolaptes angustirostris) é uma ave passeriforme da família Dendrocolaptidae. Recebe, também, os nomes populares de arapaçu-de-supercílio-branco, arapaçu-do-cerrado, cata-barata e cutia-de-pau. Razoavelmente comum, de ocorência ampla em mata e capoeira rala, cerrado e pastos com árvores. Bico longo, estreito, curvo e claro. por cima, furrugíneo intenso; coroa enegrecida, rajada de pardo, sobrancelha branca vistosa; por baixo, branco sujo. único arapaçu em áreas abertas, é pouco provável confundi-lo. Compare com o arapaçu-rajado de hábito florestal. Elegante, sobe também por postes de luz e murões de cerca, procurando insetos e aranhas; frequenta o entorno humano, em pomares e currais. O canto é uma série forte de notas claras e bem enunciadas, que podem acelerar e depois ir subindo, "pii,pii-pi-pi-pi-pi-pipipipipepe", ou podem descer, "pir, pir.pir, piiir, piiiiir".
Confira vocalização aqui. Aumente o volume deslizando o botão a sua esquerda
Alimentação:
Encontra seu alimento com a ajuda do seu bico enquanto fuça nos troncos e galhos, em bromélias, em postes de madeira e em mourões de cerca. Come principalmente insetos, como formigas, besouros e lagartas de borboletas, além de aranhas, escorpiões, moscas, pererecas, girinos e lagartixas.
Foto: Evando F. Lopes
Clique na foto para ampliar
Distribuição Geográfica: Pode ser encontrado nas savanas do Suriname, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. No Brasil distribui-se de Marajó ao restante do país extra-amazônico.
Reprodução: Nidifica em árvores velhas, usando em geral ocos abandonados por pica-paus. Reveste a cavidade com folhas e cascas de árvores, e aí põe dois ovos branco-puros. Associa-se, após a quadra reprodutiva, a bandos mistos de pássaros. É encontrado quase sempre aos casais. Referências:
Aves do Brasil - Pantanal & Cerrado - Autores: John A. Gwynne, Robert S. Ridgly e Martha Argel
Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil



Nenhum comentário: