7 de out. de 2009

Proteção de Mananciais e Educação Ambiental

Proteção de Mananciais e Educação Ambiental

No dia 02 de outubro de 2009, a cidade de Planaltina, DF, foi contemplada com mais um espaço para realização de Educação Ambiental. A CAESB inaugurou na área cercada da Captação do Ribeirão Pipiripau a trilha intitulada Trilha caminhos do Pipiripau (Projeto sob coordenação técnica da Eng. Florestal Maria Cristina Sousa Karas). A trilha caminhos do Pipiripau tem um traçado circular de aproximadamente 2,2 km, com um tempo de caminhada estimado em 1h30m. O percurso é de baixa a regular intensidade, sem grandes exigências físicas. Durante toda a caminhada pode-se observar a diversidade da paisagem do Bioma Cerrado.

A Infraestrutura da trilha

Composta por portal de entrada, marcação de 286m de trilha com pedras remanescentes da construção da barragem, instalação de 362m de guarda-corpos em trecho de maior fragilidade, estruturação de quatro pontos de convivência e instalação de placas de sinalização. Os pontos de convivência são espaços que favorecem a visualização da área e a discussão dos temas interpretativos, estimulando assim a percepção e a aprendizagem do visitante. Ao longo das trilhas foram instaladas 91 placas educativas e de apoio ao visitante, distribuídas em 50 placas de identificação de espécies florestais nativas do cerrado, 15 indicativas de trilha, 20 informativas e 6 interpretativas para auxiliar o trabalho de monitores e guias.

Presentes na inauguração

Por ocasião da inauguração fizeram o plantio de várias espécies nativas e participaram da trilha 10 alunos do Centro de Ensino Fundamental - 07 de Planaltina, DF, acompanhados da Vice-diretora Cíntia Nunes Amorim, a equipe de Educação Ambiental de Águas Emendadas, Alba Evangelista da Secretaria de Agricultura e equipe, pela CAESB, representando o Presidente da Companhia o Jornalista Francisco de Assis M. Nobrega, Assessor de Comunicação, o chefe da Unidade de Monitoramento e Informações de Recursos Hídricos - HIDROLAB, Biol. Fernando Luis do R M Starling, o Gerente de Proteção de Manancial, Eng. Florestal Márcio Niemeyer Borges (Coordenador Geral do Projeto) e equipe, além de vários funcionários de diversas áreas da CAESB, pela EMATER, o Agrônomo Sumar Magalhães.

Fotos: Evando F. Lopes

Nenhum comentário: