1 de ago. de 2013

Bacupari-do-cerrado (Salacia crassifolia)

Foto: Evando F. Lopes
Clique na imagem para ampliar
Bacupari-do-cerrado 

(Salacia crassifolia)
Fruto de uma beleza rara
Amarelo igual peito de arara
Encontrado no cerrado
Solo fecundo e ensolarado
Alimento de roedores e tucanos
Minhas savanas, meus planos
Minhas florestas e desenganos
Bacupari, cutia, paca e lambari
Que saudade da terra branca
Da linda avezinha Maria Branca
Das borboletas de asas coloridas
Das veredas, das plantas floridas
Bacupari me lembra pé de ipê
Nem qual é mais bonito
Um produz fruto de comer
Outro reluz sob o infinito
Verdes veredas pé de buriti
Minha memória pé de bacupari.
Foto: Evando F. Lopes
Clique na imagem para ampliar
Salacia - uma das esposas de Netuno
Crassifolia: folha crassa ou espessa
Bacupari: fruto peludo
Extraído do livro O cerrado vive em mim, página 89. 
Autor: Emerson Vaz Borges

Um comentário:

saulo pescador disse...


Puxa vida baco pari cajuzinho murici etc tudo isso faz parte de minha vida e quantas saudades da lagoa bonita "lagoão"