6 de nov. de 2011

Conheça as aves de Águas Emendadas - Ave da semana - Beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri serrirostris)

Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Classe: Aves
Ordem: Trochiliformes
Família: Trochilidae
Nome científico: Colibri serrirostris
Nome vulgar: Beija-flor-cantador ou Beija-flor-de-orelha-violeta.
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Características físicas 
De coloração verde-escura, destaca-se por possuir uma mancha azul-arroxeada na lateral do pescoço, daí o nome beija-flor-violeta. A garganta é verde brilhante e as infracaudais são brancas. A maxila é serrilhada e a língua é longa e bipartida. A fêmea é um pouco menor e menos vistosa que o macho. Chega a pouco mais de 12 cm de envergadura.

Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Alimentação
Néctar que bebe durante o vôo de libração (quase parado no ar) e insetos.

Beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri serrirostris) by ESEC-AE
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Biologia e comportamento social 
Bastante ativo, costuma visitar as mesmas plantas todos os dias. Ao dormir, a temperatura corporal abaixa para cerca de 24° C e desta forma poupa energia.

 
Clique na imagem para ampliar (Foto: Evando F. Lopes)
Reprodução:
A fêmea faz seu ninho apoiado em ramos ou forquilhas, usando teias de aranha e de insetos. São postos em média dois ovos brancos, podendo variar de cor devido ao contato com líquens que interagem o material do ninho. Ao nascer, os filhotes são alimentados pela mãe que regurgita uma espécie de massa pastosa. Isto ocorre durante até três semanas, quando então os filhotes deixam o ninho. Habitam pastagens abertas, cerrados e restingas.
Mapa de registros da espécie beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri serrirostris)

Cidades onde os observadores do WikiAves registraram ocorrências da espécie beija-flor-de-orelha-violeta (Colibri serrirostris). A concentração de pontos em uma região não indica, necessariamente, concentração de aves nesta região pois está relacionado também à concentração de observadores, principalmente nos grandes centros urbanos.


2 comentários:

romulo disse...

Lindíssimos e graciosos seres. Os beijaflores andam sempre presentes - por perto de minha vida e dos meus sonhos desde menino. Estive consultando o livro de um xamã chileno, senti firmesa em sua abordagem: segundo ele, os bichos que são mais recorrentes em nossos sonhos podem ser o nosso animal de poder. Cada um com características auspiciosas e virtudes muito interessantes para se desvendar. Recomendo a quem queira se aproximar dessa linguagem simbólica e milenar: Os aliados de poder - Xamanismo ancestral de Suryavan Solar, editora Gran Sol.

romulo disse...

Viva, vida longa ao reinado dos beijaflores.