6 de set. de 2011

Dez coisas que você deve saber sobre... Biodiversidade

Dez coisas que você deve saber sobre...
Biodiversidade

1) Biodiversidade é um termo utilizado a partir do início dos anos 1990 e teve origem na contração da expressão “diversidade biológica”. É entendido como sendo a variabilidade e grande quantidade de seres vivos e dos ecossistemas de nosso planeta. Considerando-se também toda diversidade de material genético e modo de vida de cada espécie.



2) Entre as espécies de seres vivos existentes no planeta, a maioria ainda não está identificada. As pesquisas não são precisas, mas há entre 2 até mais de 10 milhões de espécies existentes. Dentro destas espécies estão seres dos Reinos Monera (bactérias e algas azuis), Protista (protozoários), Fungi (fungos), Animal e Vegetal.



3) As queimadas das florestas assim como a derrubada de árvores, que são o habitat e alimento para tantos seres; a eliminação dos manguezais, que desempenham importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, o cultivo intensivo e a contaminação do solo por agrotóxicos, a pesca predatória e os efeitos das mudanças climáticas são os principais fatores causadores da perda da biodiversidade.



4) A introdução de espécies exóticas, organismos considerados invasores, como fungos, plantas, animais ou microrganismos, que se encontram fora da sua área natural, por terem sido dispersos acidental ou intencionalmente, é considerada uma grande ameaça para a extinção da biodiversidade. Um exemplo são os pinheiros, introduzidos no Brasil para a produção de madeira e reflorestamento - são espécies que podem alterar acidez dos solos e inviabilizar a sobrevivência de várias espécies.



5) A extinção de espécies de plantas, microrganismos e animais significa prejuízo em vários setores para o desenvolvimento e sobrevivência do ser humano, pois estes fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.



6) O ano de 2010 foi declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) o Ano Internacional da Biodiversidade que tem como objetivo principal sensibilizar os povos para que atitudes firmes sejam planejadas e executadas a fim de evitar a extinção das espécies.



7) Com grande variedade de espécies de seres vivos, quer sejam animais, vegetais, protozoários, fungos, bactérias ou outros microrganismos, o Brasil é o país que tem a maior biodiversidade mundial. Possui também variedade de ecossistemas o que possibilita o desenvolvimento de várias formas de vida em diferentes ambientes. Com mais de 50 mil espécies de plantas, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. São conhecidas e catalogadas várias palmeiras e orquídeas. Porém o alto índice de queimadas está causando a extinção de muitas destas espécies.



8) A poluição da água, edificação de represas, as precárias construções de sistemas de irrigação, a alta demanda por água fresca e o aquecimento global são causadores da extinção de espécies de água doce em grande escala. Essas espécies são peixes, sapos, tartarugas e crocodilos que vivem em rios, lagoas e mangues. Este é um problema que afeta a agricultura, pois sapos alimentam-se de insetos, e estes estragam as plantações; atingem os pescadores, que sobrevivem da pesca, diminui a quantidade de alimento na cadeia alimentar provocando a extinção de outras espécies.



9) A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN ou International Union for Conservation of Nature) é uma instituição internacional que se dedica a desenvolver processos para a conservação dos recursos naturais em todo o mundo.



10) A extinção da biodiversidade é vista com mais gravidade nos povos pobres do meio rural, pois estes dependem de maneira mais imediata dos serviços ambientais para sua sobrevivência, e que muitas vezes têm menos acesso a substitutos, ou capacidade de pagar por eles, quando aqueles serviços se degradam.

Fonte: Ig Educa

Nenhum comentário: