23 de jul. de 2010

Onde tem buriti tem água!

Clique na imagem para ampliar
Pertencente a família palmáceas, o buriti (Mauritia vinifera e M. flexuosa) predomina numa extensa área que cobre praticamente todo o Brasil central e o sul da planície amazônica. O buriti é uma espécie abundante no Cerrado e um indicativo infalível da existência de água na região. Como o Cerrado é rico em água, lá estão os buritis, emoldurando as veredas, riachos, lagoas e cachoeiras, inseridos nos brejos e nascentes. A relação com a água não é à toa.

A palmeira pode medir até mais de 25,0 m de altura, o tronco as vezes passa de 50 cm de diâmetro. Folhas em forma de leque aberto com grandes pecíolos.

Floresce de setembro a abril e produz um fruto avermelhado.

O uso medicinal está associado ao óleo extraído da polpa dos frutos, com propriedades energéticas e vermífugas. Esse mesmo óleo também é utilizado contra queimaduras, por possuir um efeito aliviador e cicatrizante. Além disso, a polpa é muito utilizada para a produção de sorvetes, cremes, geléias, licores e vitaminas de sabores exóticos com alta concentração de vitamina C.

Os pecíolos (talos) e a palha de suas folhas são muito utilizados na cobertura de casas e ranchos, bem como no artesanato regional, para a confecção de cestos e móveis.

Devo mencionar que devido as rigorosas leis ambientais os milhares que estão dentro da Estação Ecológica de Águas Emendadas não podem ser explorados comercialmente. A pesquisa científica só é permitida mediante autorização do Instituto Brasília Ambiental - IBRAM-DF.

Ver mais fotos? clique sobre a foto para ampliar

Fotos: Evando F. Lopes

Nenhum comentário: