8 de out. de 2009

Trilha monitorada com alunos do Centro de Ensino Fundamental 02 de Planaltina DF

Quarta-feira 07 de outubro de 2009, em uma ensolarada manhã a equipe de Educação Ambiental de Águas Emendadas recebeu a turma de aceleração do Centro de Ensino Fundamental 02 de Planaltina DF, acompanhados dos professores Gilvan Fança e Lilian Carvalho de Oliveira.

Depois dos exercícios de automassagem, orientação pelo sol e leitura da carta da Estação Ecológica , seguimos para a trilha na margem direita da Lagoa Bonita. Ao final da trilha, convidamos alunos e professoes a fazerem um depoimento do que cada um achou mais interessante. Os depoimentos foram gravados e transcritos. Leia abaixo o que cada um disse.
-->
Túlio – 12 anos
Eu gostei muito das Águas Emendadas, porque é uma coisa diferente e eu nunca tinha vindo aqui. Aprendi muita coisa e gostei muito de ver os frutos do cerrado.
-->
Pâmela – 10 anos
Gostei muito de aprender as coisas que a “tia” Izabel falou sobre as árvores, os animais e muitas coisas.
-->
João Filho – 10 anos
Achei muito interessante as Águas Emendadas e a professora Izabel me ensinou muitas coisas sobre os animais e tipos de plantas. Aprendi, por exemplo, que quando o lobo defeca, ele quer mostrar que ali é o território dele.
-->
Bruno – 12 anos
O que eu achei mais interessante foi as capivaras e as árvores. Aprendi que no futuro nós vamos precisar muito delas, pois se acabar não vai ter mais como a gente viver e nem os animais vão estar mais vivos.
-->Mateus – 12 anos
Aqui nós aprendemos como os animais marcam o lugar com as fezes e também como é a vida no cerrado. Aqui nas Águas Emendadas é muito bonito, pois tem muitas árvores, animais e borboletas.
-->
Estanley – 13 anos
Eu achei muito bom porque nós aprendemos sobre as vegetações, e os bichos que vivem no cerrado e como as plantas se desenvolvem e vivem entre si. Gostei de aprender como os animais se locomovem no cerrado.
-->
Maria Carolina – 14 anos
Gostei muito do que a Izabel falou sobre as plantas e vou me lembrar para sempre que nem tudo é derrubar e construir casas. Nós temos que preservar bastante, pois no futuro nós vamos precisar.
-->
Professora Lílian Carvalho de Oliveira
Sou professora desta turma de aceleração e séries iniciais do CEF 02 e considero que hoje foi a realização de um sonho ter a oportunidade de trazer a turma aqui para conhecer aquilo que nós estamos trabalhando no livro com eles, lá na Escola. No livro eles veem fotos do cerrado, eles ouvem falar das relações entre animais e vegetais e da necessidade da preservação. Aqui nós tivemos uma aula viva, onde eles puderam pegar, sentir, pisar e perceber tudo isso. Então, acredito que foi uma aula riquíssima, desde o começo com a roda de auto-massagem. Uma receptividade muito boa, pois o aluno pode se integrar à natureza e perceber a natureza. Foi um momento maravilhoso, tenho certeza que todos os alunos aproveitaram muito. Para mim que sou educadora há 27 anos, ter o privilégio de uma aula de ciências num ambiente como esse, é uma sorte e um ganho muito grande.
Texto transcrito por: Rafael Silva

Nenhum comentário: